Atualidade Notícias Turismo

A Lenda gastronómica aveirense

É uma casa portuguesa com certeza, não fosse afinal, o bacalhau o rei e senhor do cardápio da casa. O segredo da confeção é uma receita familiar, para além da grelha, o molho que acompanha o bacalhau aufere-lhe uma combinação singular que acentua os seus melhores aromas. O Batista do Bacalhau é um dos raros restaurantes que teimam em presentear a clientela com produtos de excelência, e em absoluto respeito pela tradição culinária. Um dos bastiões da típica gastronomia portuguesa, confecionada com rigor e esmero.

A contemporaneidade do espaço e a tradição servida no prato fazem deste restaurante uma experiência única. A decoração é leve, de cores claras e com muita luz. A simplicidade cria o conforto caseiro e faz prever o requinte que é servido à mesa. O bacalhau, preparado à moda da casa tem um sabor irreconhecível, as texturas elegantes e definidas, os sabores em perfeita combinação e equilíbrio, o prazer que tudo isso dá, é tudo obra e arte da mão que o cozinha. Para acompanhar o “Sem Espinhas”, o vinho da casa, leve e elegante, harmoniza sem desiludir e sem fazer perder qualquer caraterística das receitas da casa.

Uma casa com História
A história da casa retrata a genuinidade da sua cozinha e é indissociável da história do seu fundador. Já lá vai mais de meio século desde que António Ferreira Batista concretizou a sua paixão pela gastronomia portuguesa e fez erguer um espaço comercial dividido entre mercearia e uma pequena tasca. O facto de o seu prato favorito ser bacalhau cozido acompanhado com batata com pele e azeite alentejano deu mote aquilo que seria a iguaria principal da casa. As qualidades de bom ouvinte e de fácil relacionamento deram vida às quatro paredes, moldando a antiga tasca e transformando-a no restaurante Batista do Bacalhau.

De costumes vincados, António Batista, tinha como costume demolhar o peixe em celhas de madeira, provenientes dos pipos. Quando começou a vender, escrevia no próprio peixe, com um lápis azul de cera, o peso daquela posta e o valor. O cliente escolhia a posta a grelhar sabendo de antemão quanto é que a mesma pesava e custava.

À chegada do segundo milénio, o velho edifício deu lugar ao restaurante de hoje. Agora está equipado e munido das melhores condições. Além do bacalhau assado na brasa, assado com um molho próprio, inventado pelo fundador do restaurante, aqui pode provar bacalhau com natas, creme de bacalhau mas também leitão à Bairrada (disponível só ao fim de semana) e diversas outras carnes grelhadas.

Por entre variáveis tão familiares como o amor pelo ofício ou simplesmente ao seu legado, hoje são Lígia e Noémia Batista que, juntamente com os maridos João Saraiva e José Caçola, dão continuidade ao trabalho iniciado pelo seu pai, António Ferreira Batista. O estatuto de PME Excelência vem complementar a dedicação das duas irmãs e seus maridos que continuam a tradição do seu pai, representando o que de mais puro a herança tem..