Atualidade Economia Notícias

Juntos, podemos mudar o mundo

A ATACA nasceu em 2006, depois de um grupo de estudantes do Porto ter viajado até Moçambique, em missão. Este sentimento de missão ficou-lhes tão que decidiram continuar a mesma, criando, para tal, a ATACA, uma organização não governamental para o desenvolvimento, sem fins lucrativos, com um único propósito: a educação e o desenvolvimento humano e comunitário.

Inês Soares lançou-se nesta aventura há seis anos. Com estabilidade financeira e emocional, “uma boa vida”, nas palavras da própria, a certa altura sentiu faltar-lhe algo, um propósito maior. Foi quando conheceu a ATACA e decidiu sair em missão para Moçambique. O plano inicial previa uma estadia de um mês. Acabou por ficar seis. Quando regressou, sentiu que a sua missão não tinha terminado, tinha, isso sim, dado apenas os primeiros passos. Hoje, é presidente da Associação e fala da mesma com orgulho na voz e no olhar.

“Os projetos da ATACA têm como objetivo garantir o acesso à educação e o desenvolvimento integral de crianças e jovens nas regiões do mundo mais marcadas pela pobreza extrema, nomeadamente em África. Os projetos são direcionados para famílias, escolas, centros de acolhimento e comunidades”. No fundo, a ATACA faz chegar a Moçambique e, mais recentemente à Guiné, o necessário para que as camadas mais jovens possam estudar e tenham mais e melhores oportunidades num país onde a pobreza extrema é ainda uma realidade. Através da ATACA, estes jovens usufruem, mediante o ano escolar em que se encontram, do pagamento integral da propina, todo o material escolar, uniforme, refeições, acesso à biblioteca e computadores e, nalguns casos, o transporte para a escola e regresso a casa.

Para tal, a ATACA conta com diversas formas de apoio:
Projeto Tutor à Distância
Através deste programa, pode apadrinhar uma criança ou jovem, suportando mensalmente as suas despesas de sobrevivência e educação. Pode ser um tutor total por 20 euros mensais, tutor de educação por 10 euros ou um tutor amigo por cinco euros.

Cada tutor recebe periodicamente informação sobre a criança apoiada, prodendo trocar vídeos, fotografias, cartas e desenhos com o seu afilhado. De ressalvar que todo este processo é monitorizado pela equipa da ATACA. “Não podemos correr o risco de alguém, com a melhor das intenções, questionar a criança sobre o que ela precisa. A intenção é boa, mas pode causar o efeito contrário, uma esperança falsa de que lhe vão fazer chegar esses bens. Por isso, monitorizamos toda a troca de correspondência entre padrinhos e afilhados”.

Programa de Bolsas de Estudo
O programa de bolsas de estudo é para jovens em situação de pobreza extrema que procuram a oportunidade de dar continuidade à sua formação. É apelidade de Ataquinho. Qualquer pessoa pode associar-se ao Ataquinho e contribuir com 50, 100 ou 150 euros. O custo de uma bolsa de ensino secundário para um ano é de 50 euros e de ensino universitário é de 200 euros.

Todo o processo relativo à entrega e gestão das bolsas é monitorizado pela equipa ATACA em Moçambique, que faz chegar informação sobre os jovens apoiados a quem contribuiu poara alargar as suas oportunidades de educação

Sócio

O funcionamento da estrutura organizacional da ATACA é essencialmente assegurado pelas quotizações dos sócios e por outras fontes de receita, como os eventos e merchandising.
Contrinuindo através desta modalidade, estará a ajudar todas as crianças apoiadas pela ATACA e a garantir a continuidade da ONGD e dos projetos no terreno.

Donativo ou consignação do seu IRS
Tendo em conta que as contribuições dos tutores se destinam aos projetos em Moçambique, a ATACA necessita de desenvolver mecanismos para suportar os seus custos de estrutura. Um dos mecanismos mais eficazes são os donativos realizados por particulares e empresas, que são dedutíveis fiscalmente.

Pode também colaborar com a associação, consignando o seu IRS, sem qualquer custo associado. É simples para si e importante para todas as pessoas que apoiam em Moçambique e Guiné.

Divulgação
Ou então, faça como a IN Corporate Magazine divulgue! Conte aos seus familiares, amigos vizinhos e colegas o trabalho surpreendente que a ATACA faz e convide-os a ajudar! Ajude-nos a ajudar quem se dedica de corpo e alma a uma causa tão nobre: a educação como forma de erradicação da pobreza.