Arquitetura, Design e Decoração Mulheres Inspiradoras

Something Imaginary: Um projeto de arquitetura e design deve ser inspirado na história da região

Sara Afonso e João Resende são dois arquitetos com diferentes competências nas diversas áreas da arquitetura, urbanismo e planeamento do território. Os dois uniram capacidades e aproveitaram o seu know how e a sua complementaridade para darem vida à Something Imaginary. Com uma forma única de comunicar e interpretar cada projeto, o atelier contempla todos os elementos que refletem a história das propriedades, do meio envolvente e das pessoas.

Aliada a uma equipa multidisciplinar, a Something Imaginary oferece garantias e soluções em todas as fases do projeto, desde o planeamento estratégico até ao design inovador, de forma a criar um ambiente de luxo aos seus clientes. O nome do gabinete tem uma explicação relativamente simples: Something Imaginary vai ao encontro da ambição de construir algo tangível, utilizando a força dos sonhos e da imaginação. Desta forma o nome valoriza a arquitetura enquanto profissão criativa. Something Imaginary também reflete o trabalho de Sara Afonso e João Resende, capazes de transformar sonhos numa realidade surpreendente.

A criação deste atelier é o culminar de um projeto a dois e da paixão pela arquitetura, aliado à ambição de dar continuidade a projetos empresariais anteriores. Tudo isso, potenciado pela larga experiência e conhecimento do enquadramento legal da promoção imobiliária e pela estreita relação e experiência com Câmaras Municipais e entidades da administração central.
João Resende, reputado arquiteto, é conhecido pela capacidade de se relacionar com os clientes e por ter no seu portefólio um leque de projetos no âmbito de conceção e coordenação de projetos de empreendimentos residenciais, turísticos e urbanísticos, planeamento e ordenamento do território, que se desenvolvem desde a região alentejana, passando pelo litoral até à capital portuguesa. Juntos, os arquitetos João Resende e Sara Afonso, acreditam que um projeto de arquitetura e design deve ser inspirado na história da região, no local e no foco no cliente, integrando ao mesmo tempo elementos de ligação com o futuro.

Serviços diversificados
Em dois anos foram concretizados mais de 20 projetos na área metropolitana de Lisboa e na região da Comporta e Melides, projetos esses em que a experiência e a sofisticação se cruzam. As moradias apresentam-se como um ponto de destaque no volume de trabalho da Something Imaginary, num conceito chave-na-mão personalizado para cada cliente e em que o atelier assume a responsabilidade do projeto desde o primeiro contato, até ao imóvel estar pronto a ser utilizado. Além disso a Something Imaginary tem experiência comprovada noutras valências, como planeamento urbano, reabilitação, gestão e coordenação de projeto, lazer, arquitetura paisagista e interiores.

A polivalência da empresa é o resultado de uma aposta na especialização e de uma capacidade de resposta em relação aos problemas apresentados em cada projeto, garantindo soluções de qualidade e economia de custos. Dentro do registo chave-na-mão, o atelier administra o projeto de arquitetura, fixa os cronogramas, define prazos e orçamentos, além de coordenar todos os intervenientes, desde o desenho até à obra. O gabinete de Sara Afonso e João Resende está ainda equipado da melhor tecnologia, para garantir que as soluções apresentadas cobrem todas as necessidades dos clientes.

A Something Imaginary não ficou indiferente ao crescimento significativo da reabilitação e requalificação urbana nos últimos anos e através de brainstorm’s promovidos no atelier, os arquitetos procuram em cada intervenção, encontrar a melhor solução, para um resultado de excelência que potencie a identidade do edifício.

Já na arquitetura paisagista, a grande mais valia deste atelier é a capacidade de se associar com parceiros de renome internacional, tornando cada projeto único. Cada lote é estudado minuciosamente de acordo com os ventos, altimetrias, estudo solar, vistas, ruídos, entre outros pormenores. Tudo isso de forma a posicionar as habitações ou hotéis, no lugar ideal.
No que diz respeito à arquitetura de interiores, o atelier prima pelo sentido estético e pela criação de espaços confortáveis, sempre em função do gosto e da disponibilidade financeira dos clientes. Neste segmento, a Something Imaginary trabalha lado a lado com decoradores de interiores e designers reconhecidos internacionalmente.

Moradias da MUDA Reserve
Um projeto de referência obrigatória em relação ao portfólio da Something Imaginary, é o projeto de propriedades unifamiliares da MUDA Reserve, a sul de Lisboa, numa paisagem rural com mais de 200 hectares. Considerado um refúgio das grandes cidades, as moradias construídas à moda da tradição portuguesa são local de preferência de figuras públicas, intelectuais e designers de moda portugueses, que se identificam com este espaço único na costa ocidental da Europa.

Como confirma o atelier, o projeto teve por base três critérios: movimento, continuidade e luxo – da simplicidade de habitar um ambiente único.
O processo criativo deste trabalho está alinhado com o movimento, o espaço circundante e o trabalho na estrutura. Para permitir a fluidez espacial, foram otimizadas as transições entre interior e exterior, realçando o conforto e a luminosidade dos espaços. Na construção das moradias da MUDA Reserve, fica também realçada a relação com o meio envolvente, inspirada na paisagem e na cultura local.