Turismo

Zoomarine: Diversão, com consciência

Para miúdos e graúdos, o Zoomarine é o local ideal para descobrir as magníficas criaturas que se escondem no oceano. O parque oferece um leque variado de opções lúdicas e educativas que, além de garantirem um dia divertido, têm como objectivo consciencializar os visitantes das ações a tomar para, gota a gota, salvarem o oceano e o planeta.

A preocupação ambiental tem orientado a conduta do Zoomarine desde a sua criação. Por isso, o parque tem promovido várias iniciativas que visam despertar consciências para o flagelo da poluição, em particular a poluição dos oceanos, as alterações climáticas e a degradação da vida marinha.
Em dois anos, no âmbito da Operação Montanha Verde, foram plantadas mais de 37 mil árvores. Com a Operação Praia Limpa, no mesmo período temporal, foram recolhidas mais de três toneladas de lixo das praias. E a World Parrot Trust, uma instituição ligada à preservação dos papagaios, já recebeu do parque mais de 50 mil euros.

Além destas iniciativas, em 2002, o parque criou o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal, em cooperação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF. Os feitos alcançados por este Centro abundam e o mais recente foi o resgate da tartaruga-de-couro Quinas.

Em Junho, este espécime marinho foi resgatado em Lagos, no Algarve. Com 1,5m de comprimento e 300kg, a tartaruga Quinas estava envolta em redes de pesca e ferida quando foi resgatada e levada para o Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas do Zoomarine – Porto d’Abrigo.

O Zoomarine desempenhou um papel fundamental na sua recuperação e depois de passar um mês e meio no Porto d’Abrigo do parque, a tartaruga marinha estava a apta a voltar ao seu ambiente natural. Hoje, o Quinas vagueia pelos oceanos livre e saudável graças ao trabalho do Zoomarine.
Nada mais IN que uma visita ao Zoomarine! Caso resida no Algarve, de 7 a 28 de Setembro, pode visitar o parque por metade do preço e levar um acompanhante. É a oportunidade ideal para explorar o fascinante mundo marinho.