Atualidade Notícias

Museus, monumentos e palácios com entrada gratuita este domingo

No domingo, a entrada nas instituições da Direcção Geral do Património Cultural — museus, monumentos e palácios — é gratuita para todos os visitantes. A iniciativa realiza-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP), que arrancam nesta sexta-feira e irão contar com mais de 1400 atividades em 173 concelhos de todo o país com o tema “Artes, Património e Lazer”.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) 2019 vão decorrer entre esta sexta-feira e domingo, com 1.400 atividades previstas em 173 concelhos de todo o país, com o tema “Artes, Património e Lazer”, anunciou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). As atividades previstas para todo o país distribuem-se por diversas tipologias, entre as quais salientamos 454 visitas guiadas, 140 oficinas pedagógicas/ateliers lúdicos, 107 espetáculos artísticos, 102 exposições, 73 rotas patrimoniais/itinerários culturais, 31 documentários/filmes, 19 sessões de leitura, 28 recriações e encenações históricas, 13 feiras/festivais, 29 jogos tradicionais, 21 animações de rua e 17 peddy papers/rally papers.

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são um evento cultural que envolve mais de 70.000 atividades, em termos globais, com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa, e para a necessidade da sua contínua proteção.

A Fortaleza de Peniche, no distrito de Leiria, onde funcionou a antiga prisão política do Estado Novo, abriu ao público no dia 25 de Abril deste ano e participa pela primeira vez nesta iniciativa. O programa inclui um roteiro pela vila, a celebração do visitante cem mil e uma encenação, com marionetas, da fuga de Álvaro Cunhal.

Com o tema “Artes, Património e Lazer”, as Jornadas Europeias do património 2019este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”, sublinha Paula Silva, diretora geral do Património Cutural.