Atualidade Notícias

Tomar o pulso à musica de Coimbra

Dia 25 de Outubro, o Sabotage Club vai ser palco dos From Atomic , Tricyles, D30 e Plastic People. Os nomes representam a efervescência musical do centro do país – é o Epicentro.

A noite de 25 de Outubro, no Sabotage Club, três bandas com embrião em Coimbra – d3ö, Tricycles e From Atomic – aos quais se juntam os alcobacenses Plastic People. A reunião decorre no âmbito do Epicentro, que pretende transportar para a estrada a efervescência do momento actual da música feita na Região Centro, com foco em Coimbra.

Os From Atomic, descritos como “simbiose perfeita da pop vanguardista dos anos 80, com o indie noise dos anos 90”, abrem a noite com Sofia, Al e Márcio. Depois vêm os Tricycles, João Taborda , o Afonso Almeida , o Edgar Gomes e o Sérgio Dias. Seguem-se d3ö, referência nacional do Rock n’ Roll e banda de Toni Fortuna voz e guitarra, ex-Tédio Boys, Tó Rui e Miguel.

A noite encerra com os Plastic People – João Gonçalo, André Frutuoso  e JT – que prometem música que “oscila entre o amor e o ódio, entre a luz e a escuridão, entre a luxúria e a decadência”. No fim dos concertos a festa continua com os DJs Pedro Chau e Nuno Rabino.

O centro do país tem sido “o embrião de propostas musicais que criaram frutos para as décadas futuras”, esclarece a organização. A produção cultural associada à música nesta região, em cidades como Coimbra, Leiria, Aveiro, Alcobaça e Viseu, tem-se reforçado e nos últimos anos, mas mais do que a criação isolada “emergem fenómenos de colaborações e partilhas que busca criar algo novo ou, pelo menos, renovado.  E com uma marca muito própria.”

Como um sismógrafo musical, o Epicentro faz um ponto de situação musical da região, tomando-lhe o pulso e divulgando propostas emergentes, ao mesmo tempo que valoriza nomes consagrados, numa mescla de experiências e de abordagens estéticas.

HORÁRIOS

22h30: From Atomic

23h15: Tricyles

00h15: D30

01h15: Plastic People