Atualidade Notícias Turismo

Opereta de Kyiv apresentar-se-á pela primeira vez em Portugal a 5 de novembro

O concerto “Noite de Opereta Ucraniana em Lisboa”, com artistas consagrados do Teatro Nacional Académico de Opereta de Kyiv, terá lugar no dia 5 de novembro de 2019, pelas 21 horas, no Teatro Politeama, em Lisboa. A entrada é livre mas pode reservar o seu lugar.

Teatro Nacional Académico de Opereta de Kyiv
O surgimento do Teatro de Opereta de Kyiv é marcado por duas datas: 13 de janeiro de 1934 e 14 de dezembro de 1935. A 13 de janeiro de 1934, abre um teatro permanente de comédia musical, sob a direção de V. Benediktov. A 14 de dezembro de 1935, dá-se a primeira estreia de Die Fledermaus (“O Morcego”), de J. Strauss. Passado pouco tempo, o palco voltou a brilhar com a primeira encenação de “O Vendedor de Pássaros” de K. Zeller, em língua ucraniana.

Desde 2003, o Teatro de Opereta de Kyiv é dirigido pelo seu diretor e coordenador artístico, Bohdan Strutynskyi. Na vigência desta direção, abriu-se uma nova página na história da equipa artística do Teatro. No curto período de tempo de liderança deste jovem coordenador, a Opereta de Kyiv alcançou mudanças singulares. Tal deve-se, principalmente, à renovação da composição de artistas e às encenações clássicas e contemporâneas de sucesso. O diretor introduziu ousadamente atividades extraordinárias, convidou jovens artistas e criou condições favoráveis à auto-realização criativa. Como refere Bohdan Strutynskyi: “o tempo exige que o teatro surpreenda sempre o espectador com um olhar moderno sobre as coisas antigas”.

Em 2004, o teatro ganhou um novo estatuto – Teatro Académico de Opereta de Kyiv.

Em dezembro de 2009, o Teatro Académico de Opereta de Kyiv comemorou seu 75º aniversário e, nessa ocasião, recebeu o estatuto de Teatro Nacional, dada a sua significativa contribuição para o renascimento espiritual nacional e dado o seu alto nível de criatividade.

Hoje, o Teatro de Opereta apresenta-se como um teatro generalista. No palco da Opereta de Kyiv, são realizados espetáculos de opereta clássica, musicais modernos e clássicos, vários programas de concerto (programas artísticos, concertos da orquestra sinfónica, concertos de ópera e balé) e várias experiências criativas são ousadamente incorporadas com sucesso.

A Opereta Nacional de Kyiv apresenta ativamente atuações pela Ucrânia e no estrangeiro. No dia 5 de novembro, a Opereta de Kyiv será apresentada pela primeira vez em Portugal!

Tendo em conta a ideia do lema oficial do teatro, “Teatro Académico de Opereta de Kyiv – Um Passo para a Comemoração!”, a equipa artística procura sempre dar ao público a sensação de uma verdadeira festividade.

Para reservar o seu lugar, pode contactar embucrania@gmail.com ou +351 213 010 065