Logística

Trazer qualidade no transporte de doentes

A Ambulâncias Vale do Âncora é uma empresa dedicada ao transporte de doentes e determinada em proporcionar nas suas deslocações um serviço de qualidade. Com uma equipa disponível 24 horas por dia, conta com uma moderna frota, adequada para qualquer necessidade de transporte. Em entrevista à IN Corporate Magazine, o administrador, Ricardo Lousado, contou as ambições sobre o futuro da empresa e os desafios do setor.

Que razões o levaram a apostar neste segmento de mercado?
Pondo de parte o fascínio pessoal da área dos cuidados de saúde, na solidariedade e apoio aos mais fragilizados, verifiquei uma carência por parte dos operadores, nomeadamente: a falta de capacidade de gestão de frota específica dos seus recursos operacionais em que, o gestor seria sempre o elemento com mais anos de casa ou quem tivesse mais conhecimento do território geográfico; e pelas falhas de resposta e cuidados na interação com os utentes pelo qual os elementos ‘motoristas’ possuem formações, mas falham em aspetos de gestão de conflitos, ponderações, compreensão, imposição assertiva e empatia com o utente – visto que no seu global são sempre pessoas fragilizadas e/ou idosos com temperamentos mistos, diversos e vincados o que requer um motorista ponderado e minimamente formado nesse sentido.

Considerando os dois pontos acima descritos notei que existia falta de qualidade no serviço prestado e decidi criar uma oferta diferenciada, com a aposta de um serviço com qualidade e pontualidade capacitando os elementos, motoristas, gestores, secretariados com o que considerava essencial para poder corresponder a uma melhoria de qualidade no sector.

Este serviço é um complemento importante para os transportes de emergência, no distrito de Viana do Castelo?
Não e sim. Os serviços de emergência são restritos ás entidades públicas (INEM) e bombeiros e vedado ás entidades privadas. No entanto dentro dos parâmetros e critérios legais a existência pontual de situações que possam substituir um veículo de emergência é por si só um complemento importante.

Disponibilidade e pontualidade são obrigatoriamente as palavras de ordem da empresa?
Disponibilidade, pontualidade e qualificação específica são, sem dúvida, os pontos essenciais para que haja qualidade no serviço de transporte não urgente de doentes, o que é o objetivo da Vale do Âncora.

Quais os maiores desafios do sector?
Atualmente em Viana do Castelo, contrariamente ao restante território nacional, os táxis ainda são contratados pelas entidades públicas para efetuar transportes não urgentes de doente, porém são impedidos segundo o Artigo 5º do RTD (Regulamento Transporte Doentes).

É importante consciencializar que entidades privadas e públicas são completamente dispares, sendo que uma visa o lucro e a outra a solidariedade social. A competição/concorrência entre si, em pé de igualdade, é, já por si só, desigual.

É igualmente relevante alertar as entidades públicas que os valores praticados atualmente e pagos, impedem de prestar serviços com qualidade, obrigando por vezes a recusar ou prestar um serviço com pouco ou nenhum rendimento.

Para além disso, há os elevados custos de formação de pessoal com qualidade, o mesmo acontece no que diz respeito à compra e manutenção de veículos e seus consumíveis (como por exemplo os combustíveis).

Quais os principais da Ambulâncias Vale Âncora para ao futuro? 
Consolidar concelho de Viana; firmar e consolidar o nome como referência de qualidade no serviço de ambulância; crescer na nossa área geográfica para os distritos vizinhos.