Atualidade Notícias

Cientistas testam navegador virtual para invisuais

Cientistas e investigadores europeus estão neste momento a testar um sistema de navegação que permite aos invisuais identificar e ler sinais com base na tecnologia virtual. No âmbito do projeto europeu Sound of Vision, o sistema em desenvolvimento reúne alguns dos mais experientes profissionais na área, que também já desenvolveram uma aplicação que permite a leitura de sinais por parte de pessoas cegas.

O objetivo do sistema que está a ser desenvolvido pela Sound of Vision é a criação de um navegador que permita melhorar a mobilidade de pessoas invisuais, através da transformação de imagens em sons e vibrações.

Alin Moldoveanu, professor na Universidade de Bucareste, onde ocorrem os  testes, e um dos investigadores que participa neste projeto, explicou à Euronews que “o sistema inclui câmaras 3D que digitalizam de forma contínua o ambiente em torno da pessoa, vinte vezes por segundo. Essa informação é processada informaticamente graças a algoritmos e separamos cada objeto individual. Cada objeto é apresentado ao utilizador através de sons 3D gerados por um computador. Basicamente, a pessoa ouve o objeto através das vibrações do cinto ao nível do abdómen”. Este sistema vai permitir que sejam identificados com facilidade objetos e obstáculos como portas, escadas e pessoas em movimento, com a mudança de direção a ser detetada no imediato.

Através de sons 3D a pessoa invisual será guiada ao utilizar o sistema desenvolvido pela Sounds of Vision, sendo que a intensidade do som vai variar em função da distância dos objetos. O protótipo vai permitir que as pessoas ultrapassem as limitações da cana que apenas permite a um cego, sentir o que entra em contacto com a cana, numa distância de cerca de um metro.  A tecnologia relativa ao espaço exterior foi desenvolvida pela Universidade Técnica de Iasi e o sistema de navegação é mais complexo em relação à navegação em interiores, derivado das mudanças constantes num percurso em espaço exterior, seja por causa da passagem de veículos, pro causa do chuva ou até da luminosidade.

Ao mesmo tempo que decorrem os testes, já foi desenvolvida uma aplicação que vai permitir a leitura de sinais, por parte dos utilizadores. Sobre a aplicação, Alin Moldoveanu refere que “quando o utilizador quer ler texto, carrega no botão e o sistema procura o texto e dá a indicação da localização do texto. O utilizador vira-se para essa direção e ouve esse mesmo texto”.