Ambiente Atualidade Notícias

Parque da Cidade do Porto é um dos melhores do mundo

Escultura do Parque da Cidade do Porto
Foto: site do Green Flag Award

A votação foi feita online pelo público e estavam a concurso 2096 espaços. Todos eles têm o selo de garantia ‘Green Flag Award’, que obedece a rigorosos padrões de exigência na gestão e manutenção do parques e jardins.

É mais uma distinção importante para a Invicta e, consequentemente, para Portugal. O Parque da Cidade do Porto foi eleito um dos cinco melhores do planeta. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 21 de outubro, pelo ‘Green Flag Award’, criado pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.

O Porto estava a concurso com três espaços, que receberam a distinção ‘Green Flag Award’ em julho deste ano: Jardim do Passeio Alegre, Jardim Botânico e Parque da Cidade, tendo este ficado no top 5 por escolha do público.

O facto de o público ter assumido a tarefa de votar no seu parque favorito é considerado pela organização do ‘Green Flag Award’ como prova de que esses espaços verdes são efetivamente valorizados e positivamente reconhecidos por quem os utiliza.

Os outros vencedores foram: Abraham Ledeboer Park, em Enschede (Holanda), o Al Bahya Garden, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), o St. Anne’s Park, em Dublin (República da Irlanda), e o Stadtpark – Botanischer Garten Gütersloh, em Gütersloh (Alemanha).

A notícia chegou numa altura em que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, inaugurou mais um espaço verdade na cidade: o Parque Oriental, em Campanhã.

“À semelhança da bandeira azul conferida às praias, o prémio Green Flag constitui um exemplo excelente de realização comum e proporciona às comunidades um sentimento de orgulho cívico, tanto pela regeneração de uma área como pela melhoria em termos de saúde e educação, da limpeza geral do espaço público e do prestígio associado”, lê-se no site da autarquia, Porto.