Atualidade Notícias

Cristiano Ronaldo, João Félix e Bernardo Silva nomeados para a Bola de Ouro

3 portugueses nomeados para a Bola de Ouro

Contam-se por três os jogadores lusos entre as 30 escolhas para a Bola de Ouro, prémio maior da France Football: Cristiano Ronaldo, João Félix e Bernardo Silva. Ronaldo é já um ‘cliente habitual’, regista a 16ª presença na lista e continua a designar o seu trajeto como um dos melhores futebolistas da história do futebol. Por outro lado, Bernardo Silva e João Félix estreiam-se entre os 30 melhores futebolistas do ano de 2019.

Cristiano Ronaldo venceu este troféu, pela última vez, em 2017, num total de cinco conquistas. Recorde-se que, entre 2010 e 2015, o prémio foi entregue pela France Football em parceria com a FIFA, e denominado ‘FIFA Ballon d’Or’.

Afinal, quem deve vencer a Bola de Ouro deste ano? Na teoria Van Dijk, que venceu o prémio da UEFA, e Messi, que conquistou o The Best, são os principais favoritos, mas existem critérios próprios que podem trazer algumas surpresas. Em 2018 Griezmann ficou no pódio apesar de ter sido apenas 6º na distinção da FIFA. Para Ronaldo será importante manter-se no Top 3 um registo que aconteceria pela 16ª vez.

O capitão da Seleção Nacional conquistou o Campeonato e a Supertaça no primeiro ano em Itália depois de quase uma década ao serviço do Real Madrid, além de ter ganho ainda a Liga das Nações por Portugal. Também Lionel Messi venceu o Campeonato e a Supertaça pelo Barcelona, enquanto Van Dijk alcançou com o Liverpool a Liga dos Campeões, tendo sido segundo classificado da Premier League e finalista vencido na Liga das Nações pela Holanda.

Se Ronaldo já está habituado a estas andanças no caso de Bernardo Silva é a primeira vez que está entre os nomeados. Na época passada, o jogador do Manchester City, que foi formado no Benfica, foi um dos destaques na equipa de Pep Guardiola, tendo vencido o campeonato, a Supertaça, a Taça da Liga e a Taça de Inglaterra. Além disso, com as cores da seleção nacional, conquistou a Liga das Nações e foi eleito o melhor jogador do torneio.

João Félix é uma das surpresas desta lista. Para o internacional português 2019 confirma-se mesmo como um ano de sonho para o avançando do Atlético de Madrid, durante o qual conquistou a Liga portuguesa pelo Benfica, antes de se transferir por 126 milhões de euros para o Atlético Madrid. Agora, marca presença entre os 30 nomeados ao galardão que distingue o melhor o mundo.

O vencedor do galardão na última temporada foi Luka Modric, do Real Madrid. O croata é o primeiro vencedor a ficar ausente na lista do ano seguinte. Sublinham-se também as ausências de Neymar e Kane.

Refira-se que, além deste galardão, também serão conhecidos os finalistas dos prémios Kopa (melhor jovem), onde também está Félix, e Yashin (melhor guarda-redes). Os vencedores do serão anunciados a 2 de dezembro.

Conheça os 30 finalistas:

Sadio Mané (Liverpool/Senegal);

Dusan Tadic (Ajax/Sérvia);

Frenkie De Jong (Barcelona/Holanda);

Sergio Aguero (Manchester City/Argentina);

Hugo Lloris (Tottenham/França);

Kylian Mbappé (PSG/França);

Trent Alexander-Arnold (Liverpool/Inglaterra);

Donny van de Beek (Ajax/Holanda);

Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal/Gabão);

Marc-André ter Stegen (Barcelona/Alemanha);

Cristiano Ronaldo (Juventus/Portugal);

Alisson Becker (Liverpool/Brasil);

Matthijs de Ligt (Juventus/Holanda);

Karim Benzema (Real Madrid/França);

Georginio Wijnaldum (Liverpool/Holanda);

Virgil van Djik (Liverpool/Holanda);

Bernardo Silva (Manchester City/Portugal);

Heung-Min Son (Tottenham/Coreia do Sul)

Robert Lewandowski (Bayern Munique/Polónia);

Roberto Firmino (Liverpool/Brasil);

Lionel Messi (Barcelona / Argentina);

Kevin De Bruyne (Manchester City / Bélgica);

Kalidou Koulibaly (Nápoles / Senegal);

Antoine Griezmann (Barcelona / França)

Riyad Mahrez (Manchester City / Argélia)

Mohamed Salah (Liverpool / Egipto);

Eden Hazard (Real Madrid / Bélgica);

Marquinhos (PSG / Brasil);

Raheem Sterling (Manchester City / Inglaterra);

João Félix (Atlético Madrid / Portugal).