Atualidade Notícias

Esta noite, olhe o céu, há chuva de estrelas

@Romain Rullaud/Unsplash

Durante a noite de hoje fique atento à constelação Órion e afaste-se das luzes da cidade. A partir as 20h00 meteoros das Oriónidas, resultantes dos detritos do famoso cometa Halley, serão visíveis em Portugal. A chuva de estrelas acontecerá a um ritmo de 20 meteoros por hora.

Esta noite, por volta das 20h, vai poder assistir a uma chuva de estrelas — ou melhor, de meteoros das Oriónidas. Em Portugal, o fenómeno já está visível desde 2 de outubro e permanecerá até 7 de novembro, mas esta noite será mais intenso: surgirá a um ritmo de 20 meteoros por hora que vão riscar o céu a uma velocidade de 66 quilómetros por segundo​. Para a observar não precisa de qualquer material de observação específico. Basta olhar para o céu, mais concretamente para a constelação de Órion.

As Oriónidas são partículas deixadas para trás pelo cometa Halley ao longo do percurso à órbita do Sol. Quando essas partículas, algumas das quais tão pequenas quanto grãos de areia, se cruzam com a Terra, elas entram pela atmosfera do nosso planeta e tornam-se incandescentes por causa da fricção. Isso acontece duas vezes por ano, quando o Halley e a Terra mais se aproximam neste bailado à volta do Sol: uma em maio, que cria as Eta Aquáridas; e outra em outubro, que cria as Oriónidas.

“O nome Dracónidas resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Dragão, assim o radiante da chuva das Dracónidas encontra-se na constelação do Dragão”, refere o Observatório Astronómico de Lisboa.

Visto pela última vez em 1986, o cometa Halley vai fazer esta madrugada de terça-feira uma aparição nos céus. Este vai tornar-se no primeiro cometa a ser visto duas vezes pela mesma geração.