Ambiente Atualidade Notícias

Esta é a lista negra das empresas que mais poluem com plástico

Um relatório da Break Free from Plastics revelou que as multinacionais apenas utilizaram 5% plástico reciclado desde a década de 50. As maiores poluidoras incluem a Coca-Cola, a P&G e a Pepsi Co.

É o segundo ano consecutivo que a Coca-Cola lidera a lista negra das empresas que mais poluem com plástico. Os números não enganam: foram recolhidos este ano 11732 resíduos de plástico daquela multinacional em 37 países.

Mas não é a única. Segundo o relatório, divulgado nas Filipinas pela Break Free from Plastics (Livre de Plásticos), que agrega 1475 organizações ecologistas, incluindo a Greenpeace, as multinacionais geram dezenas de milhares de resíduos de plástico que poluem o planeta.

O ‘top 10’ inclui também a Nestlé (4846 detritos), a PepsiCo (3362), a Unilever (3328), a Philip Morris (2239) e a Procter & Gamble (1160).

Este relatório resulta de uma atividade realizada há um mês por voluntários da coligação internacional, que recolheram cerca de meio milhão de detritos de plástico durante a ‘Jornada mundial de limpeza do planeta’, promovida por 51 países.

No documento, a Break Free from Plastics acusa as multinacionais de se desresponsabilizarem da remoção do lixo causado pela sua atividade e de continuarem a “tirar proveito da abundante produção de plástico de uso único”, com o plástico reciclado a representar apenas 9% do total de plástico produzido desde a década de 1950.