Atualidade Notícias

Santander com lucro de 3,73 mil milhões

Dmitry Demidko @wildbook -unsplash.com

O grupo bancário espanhol Santander regista um lucro de 3,73 mil milhões apesar de uma queda de 35% no lucro dos primeiros nove meses deste ano face a período homólogo.

O grupo bancário espanhol Santander obteve um lucro de 3,7 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma diminuição de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, com os resultados em Portugal a contribuírem com 385 milhões. Na informação que enviou hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola, o grupo explicou que os resultados globais foram influenciados pelos impactos negativos de ajustamentos feitos no fundo de comércio no Reino Unido e dos custos de reestruturação anunciados anteriormente.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o grupo Santander explica que Portugal contribuiu com 385 milhões, um aumento de 12%.

Na mesma nota, o grupo explica que os resultados foram influenciados pelos impactos negativos de ajustamentos no comércio do Reino Unido e custos de reestruturação.

Segundo o banco, o aumento dos clientes permitiu um bom crescimento do negócio, com aumentos anuais dos recursos de crédito e dos recursos dos clientes de 4% e 6%, respetivamente, em euros constantes (excluindo o impacto das taxas de câmbio).

Os empréstimos no país caíram 1% e as quotas de mercado nos novos empréstimos e hipotecas de empresas mantiveram-se em cerca de 20%, tendo os recursos de clientes aumentado 8%.

A qualidade do crédito manteve-se “muito sólida”, com uma redução do rácio de crédito malparado de 40 pontos base nos últimos 12 meses, para 3,47%, enquanto o custo do crédito se manteve “estável” em 1%.

Por outro lado, o número de clientes digitais aumentou 6,1 milhões nos últimos doze meses, atingindo 36,2 milhões, uma vez que o investimento em tecnologia continuou a impulsionar a adoção de serviços digitais.