Atualidade Notícias

Dia do Pijama comemorado de norte a sul do país

dia do pijama

Hoje acomode-se com a preguiça, é Dia Nacional do Pijama! Uma iniciativa lançada pela Mundos de Vida que pretende chamar a atenção para a necessidade de aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal. Junte-se aos mais novos e alinhe na Missão Pijama, que convoca atenções para as mais de oito mil crianças em Portugal que vivem institucionalizadas e que precisam de uma família.

O dia Nacional do Pijama convoca todas as crianças de creches, jardins de infância e primeiro ciclo a irem de pijama. O objetivo é convocar anualmente os mais novos para a solidariedade, olhando para o direito que todas as crianças têm a crescer numa família.

Não dizendo que vá de pijama trabalhar, pode sempre solidarizar-se com os mais novos e, pelo exemplo, seguir a iniciativa dentro de portas. Para tal, multiplicam-se as soluções confortáveis e elegantes para que possa alinhar nesta ação de sensibilização intitulada Missão Pijama, que convoca olhares para aqueles que não vivem em família, promovendo o acolhimento familiar e reduzindo o número de crianças que estão institucionalizadas.

Nascida em 2012, a iniciativa pretende levar a população a olhar e cuidar para as mais de oito mil crianças que, em território nacional, vivem em centros e lares de acolhimento. A medida está vertida na legislação portuguesa desde 2015, e indica que a medida de acolhimento familiar deve ser temporária ou de transição até ao momento em que fique definido o projeto de vida da criança.