Atualidade Cultura | Património Notícias

Agenda Cultural: Dezembro

A magia do natal invade o mês de dezembro e, apesar de ser uma época aliciante para ficar aconchegado em frente à lareira, há eventos e atividades por todo o país. As temperaturas podem baixar, mas a agenda cultural não dá sinais de arrefecer, muito menos em época natalícia.

Até 5 de janeiro – Óbidos Vila Natal
Com a chegada do mês de dezembro, a vila de Óbidos enche-se de luz, cor e fantasia, e transforma-se num lugar de sonho, onde todos – crianças e adultos – podem viver experiências mágicas, entre inúmeras brincadeiras e diversões. A programação pode ser vista no site do evento (obidosvilanatal.pt)

Até 5 de janeiro – Wonderland Lisboa
O Wonderland, no Parque Eduardo VII, já se tornou um habitué na agenda natalícia na capital portuguesa. Da roda gigante à pista de gelo habitual que dá para mais de 100 pessoas patinarem ao mesmo tempo, gratuitamente. Para os mais pequenitos há uma espécie de aldeia Natal e uma série de atividades para se entreterem. É um autêntico País das Maravilhas natalício.

Até 31 de dezembro – Perlin – Santa Maria da Feira
Visitar e revisitar histórias de todos os tempos, transversais a gerações, tem sido o mote que faz a diferença, quando à tradição das lições que delas se retiram se junta a cor, a alegria e a diferenciação dos projetos 100% construídos com tudo o que não foi visto em outro lugar. Perlim é um lugar com uma língua própria – o Perlinês; habitantes únicos, o Perlim, a Pimpim, a Fada Piri, a Preciosa, o Pim, a Pam e o Pum, o Merlim, a Plim e muitos outros que se renovam e surpreendem grandes e pequenos.

19 de dezembro – Tiago Bettencourt  – Coliseu de Lisboa
No dia em que Tiago Bettencourt lança uma nova canção Manhã, gravada ao vivo no Coliseu de Lisboa em 2018, anuncia dois espetáculos muito especiais, o primeiro a 17 de Dezembro na Casa da Música, no Porto, e o segundo, a 19 de Dezembro no Coliseu de Lisboa em formato 360º, ao centro da mais emblemática sala de espetáculos da Lisboa.

de 20 a 23 de dezembro – Mercadinho Português – Maia
O Centro Comercial Maia Jardim recebe, nos próximos dias 20, 21, 22 e 23 de dezembro, a última edição do ano do Mercadinho Português. Este evento, que decorre todos os meses, tem como principal objetivo dar a conhecer as novas marcas e respetivos produtos dos vários artesãos locais.

20 de dezembro – Pedro Abrunhosa – Faro, teatro das Figuras
O carismático Pedro Abrunhosa apresenta em palco o oitavo disco de originais: ‘Espiritual’. É um conjunto de canções que, como todas, só ganharão vida plena no palco quando tocadas diante da cumplicidade do público.

20 de dezembro – Camané e Mário Laginha, ‘Aqui está-se sossegado’ – Lisboa, Coliseu
‘Aqui está-se sossegado’ é um novo projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco

21 de dezembro – Rodrigo Leão – Santarém, Teatro Sá da Bandeira
Rodrigo Leão assinalou em 2018 os 25 anos de uma muito bem-sucedida carreira, mostra agora em primeira mão as canções do novo repertório que será editado ainda durante este ano, num concerto que não vai poder perder.

21 de dezembro – Garfield o Musical – Estoril, Casino Estoril
Baseado na séria “GARFIELD”, de Jim Davis, GARFIELD, UM MUSICAL COM GATITUDE, é uma divertida história musical de um gato tigrado gordinho e sarcástico, que tem o sonho sobre ter o aniversário mais incrível da história dos aniversários…, até porque para este nada humilde animal de estimação, ele merece ser o melhor gato de todos os tempos! Infelizmente, todos os seus amigos – Arlene, Odie, Jon e até seu inimigo, Nermal – parecem ter-se esquecido do seu dia de anos. Sentindo-se rejeitado, frustrado, Garfield aventura-se e decide deixar o seu lar, em busca de animação. Mas rapidamente irá perceber que a casa é onde está o coração… e a comida!

22 de dezembro – Gobi Bear – Hard Club, Porto
Alter-ego do vimaranense Diogo Alves Pinto, Gobi Bear é mais do que uma banda de um homem só. Our Homes & Our Hearts, álbum editado há um ano, conta com várias colaborações e revela um universo muito singular onde, qual cantautor de guitarra em punho, Gobi Bear quebra as barreiras entre o live-looping e o indie folk.

22 de dezembro – VI Encontro de Máscaras de Mogadouro -Mogadouro
Vai realizar-se o 6º Encontro de Máscaras de Mogadouro, no dia 22 de dezembro, pelas 14h00 com participação das máscaras do concelho de Mogadouro, Chocalheiro de Bemposta, os Velhos de Vale de Porco e Bruçó, o Farandulo de Tó, o Careto de Valverde e de vários grupos de máscaras da Península Ibérica com acompanhamento musical dos gaiteiros e pauliteiros do concelho de Mogadouro.

22 a 30 de dezembro – Festa das Luzes – Belmonte
O visitante é então acolhido por um programa alargado que inclui concertos, degustações gastronómicas, oficinas e visitas que orientam este evento inesquecível.

24 a 26 de dezembro – Caretos de Varge
Os Caretos de Varge fazem parte da Festa dos Rapazes de Varge, sendo esta uma das principais expressões das tradições transmontanas do solstício de Inverno que envolvem os Caretos, e realiza-se na icónica aldeia de Varge, localizada no Parque de Montesinho, no nordeste transmontano.

28 de dezembro – O Quebra-Nozes – Bragança, Teatro Municipal
Marius Petipa revelou a sua originalidade e criatividade no desenvolvimento coreográfico desta obra-prima intemporal, que continua a ser um dos espetáculos mais representados de sempre

28 dezembro – Rui Massena – Porto, Casa da Música
Rui Massena fez o seu primeiro concerto a solo na Casa da Música. Cinco anos e três álbuns depois, confessa que precisa de voltar a escutar as suas canções ao piano: “Quero ouvir como o silêncio mudou, como se alterou a visão da minha própria música, como a minha alma mudou. Quanto tempo tem agora cada música, cada gesto, cada reação, cada aplauso. Senti-lo. Percebê-lo e deixar-me ir”.

28 de dezembro – Luís de Matos IMPOSSÍVEL – Lisboa, Tivoli
“Luis de Matos IMPOSSÍVEL ao Vivo“ estreou em Dezembro de 2018 no Teatro Tivoli BBVA, tendo sido aplaudido por um número recorde de 24.000 espectadores em apenas 16 dias de apresentações. Escrito e dirigido por Luis de Matos, o mais premiado mágico português, e um dos mais respeitados do mundo, o espectáculo que se manteve durante 3 semanas no primeiro lugar do top de vendas da Ticketline volta em Dezembro numa nova versão ainda mais surpreendente. Luis de Matos apresentará algumas das suas mais recentes ilusões e trará consigo um novo e extraordinário conjunto de convidados oriundos dos quatro cantos do mundo: Alemanha, Austrália, Coreia do Sul e Inglaterra. Ao lado de Luis de Matos estarão ainda Joana Almeida e os Momentum Crew. “Luis de Matos IMPOSSÍVEL ao Vivo” é o mais contemporâneo, surpreendente e memorável espectáculo de magia da actualidade. Depois da sua digressão europeia por 21 cidades, Luis de Matos volta a Portugal para apresentar o melhor das suas criações. Lisboa e Coimbra já têm data marcada!