Atualidade Notícias

Os quatro melhores filmes para ver neste fim de semana

Segundo o IPMA, a previsão é de chuva para o fim de semana em todo o país. E que melhor programa pode escolher para dias de inverno do que colocar a lista de filmes em dia? A IN deixa-lhe quatro sugestões dos filmes com mais indicações para a gala dos Globos de Ouro de 2020, que acontece já a 5 de janeiro.

“Marriage Story”, indicado em seis categorias, é o filme com maior número de nomeações. Escrito e dirigido por Noah Baumbach, conta com Scarlett JohanssonAdam DriverLaura DernAlan Alda, entre outros, no elenco. O filme conta-nos a história de um casal americano, que decide divorciar-se, e todo o enredo jurídico depois disso. O que faz de “Marriage Story” um filme tipicamente americano é incluir, não apenas a carga emocional decorrente do divórcio, mas também todo o processo jurídico inerente, os seus custos e minúcias judiciais, numa visão ligeiramente diferente do que é tipicamente retratado. Também a disputa pela guarda do filho espelha bem a sociedade norte-americana e coloca este filme em destaque. “Marriage Story” estreou a 19 de agosto no Festival de Cinema de Veneza e recebeu elogios por parte da crítica especializada, com destaque para o argumento e direção de Baumbach e as interpretações de Johansson, Driver e Dern. Foi eleito pelo National Board of Review e pela revista Time como um dos dez melhores filmes do ano.

Com cinco indicações, no segundo lugar da nossa lista, surge “The Irishman”. Um filme de crime épico americano, produzido e dirigido por Martin Scorsese. “The Irishman” é baseado no livro de memórias do investigador e advogado Charles Brandt, I Heard You Paint Houses de 2004, no qual este relata o caso de Frank, um sindicalista com ligações ao crime organizado que, pouco antes de falecer em 2003, confessou ter assassinado o líder sindical Jimmy Hoffa. Do elenco fazem parte Robert De NiroAl Pacino e Joe Pesci. Com um orçamento de produção de 159 milhões de dólares, é um dos filmes mais caros da carreira de Scorsese. Teve a sua estreia mundial no 57º Festival de Cinema de Nova Iorque, a 27 de setembro e a crítica destacou os aspetos técnicos, direção, guião ou argumento como os melhores.

Empatados em terceiro lugar, com quatro indicações cada para os Globos, não podem deixar de ver “Joker” e “The Two Popes”.

“The Two Popes”, uma produção Netflix, retrata a relação entre o papa emérito Bento XVI e aquele que viria a ser nomeado seu sucessor. A transição do Papa Bento XVI, interpretado por Anthony Hopkins, para o então cardeal Bergoglio, e toda a sua relação depois disso apresenta-se como uma crítica à situação atual da igreja católica. O filme centra-se no encontro de dois homens num momento crítico da Igreja. Bento assume o papado, mas sente que a Igreja precisa de mudar e que Bergoglio é o homem certo para isso. No entanto, para que o primeiro renuncie, é necessário muito diálogo e entendimento, sendo que pelo caminho ambos precisarão expiar as culpas. A estreia na Netflix acontece hoje, 20 de dezembro, e promete ser um sucesso, depois das nomeações para os Globos de Ouro.

“Joker”, provavelmente o filme mais comentado e partilhado dos últimos meses, não podia ficar de fora desta nossa lista de sugestões. Com quatro indicações para a gala dos Globos, o filme, ambientado em 1981, segue Arthur Fleck, um comediante de stand-up fracassado que é levado à loucura e acaba numa vida de crime e caos em Gotham City. “Joker” foi dirigido por Todd Phillips, que co-escreveu o argumento com Scott Silver e baseia-se no personagem de mesmo nome da DC Comics, Joker é Joaquin Phoenix, forte candidato ao prémio de Melhor Ator, nos Globos de Ouro de 2020. O filme estreou no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza a 31 de agosto, onde recebeu o prêmio máximo do evento, o Leão de Ouro. A crítica dividiu-se quanto ao filme; enquanto a performance de Phoenix foi aclamada, o tom sombrio, a forma como distúrbios psicológicos foram retratados e o uso da violência receberam opiniões mais duras.