Arquitetura, Design e Decoração Mundo Empresarial

Predial Rainha Santa: “Criamos valor ao imóvel”

A garra, determinação, motivação e ambição ditaram o sucesso da Predial Rainha Santa, em Coimbra. Com mais de três décadas de experiência, esta imobiliária orgulha-se por fazer parte da nova história de Coimbra.

A simpatia e transparência com que a Ana Pires nos recebeu, ditava por si só o perfil da imobiliária Predial Rainha Santa. Não foram precisos muitos minutos com a administradora para perceber a irreverência patente a quem trabalha diretamente com pessoas. Ainda antes da primeira pergunta, metade do pré guião já estava respondido, afinal, a paixão por aquilo que faz transborda na sua comunicação. 

“A empresa foi constituída em 1985 e já tem alguma longevidade. Estivemos primeiramente sediados no Alexandre Herculano (Praça da Republica), zona estudantil por excelência, e mudamos para aqui (Av. João das Regras) quando fizemos 25 anos”, começa por contar Ana Pires. “Passamos por duas crises complicadas e tivemos de nos reinventar. As crises também servem para isso. Inicialmente a imobiliária estava muito voltada ao mercado dos investidores, mais especificamente os emigrantes portugueses que compravam para voltar a vender ou arrendar. Com a crise de 2006 e depois em 2012, as coisas ficaram mais difíceis e como o mercado caiu e os bancos deixaram de emprestar dinheiro, tivemos de sair do nosso lugar de conforto e alterar algumas coisas ”, procurando novas oportunidades de negócio que se ajustassem à realidade.

Aguerrida por natureza, não baixou os braços e começou a arquitetar novas formas de abordar o mercado. Pegou em bases de dados, ainda em papel e começou por restabelecer contactos e recriar ideias. Foi nessa mesma altura que de empenho na bagagem foi até Paris “vender três prédios”. Esse foi um ponto de viragem importante para a Predial Rainha Santa: “Vendemos os prédios, acompanhamos a obra, mobilamos aquilo e hoje administramos esses prédios”, realçou.

Com o percurso sempre regido pelo esforço e dedicação, Ana Pires trilhou áreas diferentes dentro da sua imobiliária para resultar, hoje, num serviço chave na mão. Do apoio ao crédito à gestão de arrendamentos ou mediação e acompanhamento da obra, as soluções para qualquer investimento imobiliário estão reunidas na Predial Rinha Santa.

Atualmente a imobiliária atua em todas as áreas do ramo imobiliário, mas a principal incidência para o mercado de investidores. “Há muitas imobiliárias em Coimbra e há pouco produto para vender. Neste momento temos clientes, mas não temos imóveis, por isso, não descuramos de trabalhar o mercado de habitação, mas temos de nos focar naquilo que nos dá dinheiro”, realça. 

“Para nós a crise trouxe mercado e um crescimento para a empresa”, sublinhou Ana Pires. Sem deixar de vista o mercado nacional, não nega que o os investidores franceses têm representado alguma relevância na progressão da empresa. Por isso, desde 2017 que marca presença na feira de imobiliário em Porte de Versailles Paris onde apresenta a oferta imobiliária de Coimbra, mas também de Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré e a região da Lezíria. (Rio Maior, Azambuja) e Torres Vedras.

O investimento atraído para a cidade de Coimbra tem também tornado a Predial Rainha Santa num dos principais promotores da reabilitação e dinamização da cidade dos estudantes, não fossem alguns dos mais relevantes projetos de empreendedorismo, mediados pela própria imobiliária. 

Ana Pires

Criar valor ao imóvel e à cidade

Ao poetizar o ofício e a partir do lema “cada cliente, um amigo”, Ana Pires é exemplo de excelência no profissionalismo e na gestão feminina. Para além da proximidade uma das diferenciações da Predial Rainha Santa é o acompanhamento constante em cada negócio. “Queremos acrescentar valor ao imobiliário”, realçou Ana Pires. “Temos um vasto leque de serviços e estamos sempre presentes e prontos para ajudar o nosso cliente e esta predisposição estende-se também no serviço pós-venda”.

Sempre com o cliente como prioridade Ana Pires destaca a personalização de todo o serviço. Do plano de investimento ao plano de crédito, tudo é concebido mediante as pretensões de cada cliente. Para além disso todos os negócios são feitos ponderadamente: “nós não pressionamos as decisões, pelo contrário, damos todo o tempo do mundo para o cliente decidir, afinal este negócio deve ser feito também com base na confiança”. 

Além disso a Predial Rainha Santa é intermediária de créditos, com a licença do banco de Portugal. “Somos muito céleres na elaboração de um processo de crédito e em 48 horas sei dizer se o cliente tem ou não crédito. Esta vantagem prolonga-se nas margens que conseguimos obter. Além disso valorizamos um imóvel, ou seja, num apartamento velho, posso conseguir enquadrar as obras com o mesmo spread e a mesma taxa de juro e vendo um apartamento usado que ficará novo. É essa uma das mais valias que nos distinguem. É praticamente um serviço de consultoria”. 

Motivar, o grande desafio

Para Ana Pires, o grande desafio prende-se ao património mais importante da empresa: os seus colaboradores. “O trabalho é duro e toda a gente está focada no seu trabalho e no que tem de fazer, mas somos um grupo de amigos com um forte espírito de equipa. Reconheço que o grande desafio passa por motivar a equipa e por isso temos de reconhecer o trabalho. Comprar e vender todos fazem, mas ter uma equipa sempre motivada é muito difícil, é importante valorizar constantemente o esforço diário para trazerem resultados positivos para a empresa”, recentemente essa motivação passou por ganhar um prémio  por objetivos,  uma viagem a Barcelona Espanha. Lançado o objetivo, a luta foi renhida mas fomos sete pessoas viajar até Espanha, porque também é necessário o espaço lúdico e de convívio, rematou.