Atualidade Notícias

Mais de meio milhão de imigrantes em Portugal

O número foi anunciado na manhã de hoje no parlamento. Em 2018 tinha-se fixado nos 490 mil, agora sobe para 580.

580 mil é o número de imigrantes que Portugal tem atualmente. O anúncio foi feito esta quarta-feira de manhã, pelo ministro da Administração Interna, durante a audição no parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020.  Eduardo Cabrita reitera, “pela primeira vez na nossa história, é ultrapassada a barreira do meio milhão de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal”.

No final do ano de 2018 o valor estava nos 490 mil, tendo agora aumentado significativamente. O ministro acrescentou também que as autorizações de residência atribuídas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras cresceram de 35 mil para 135 mil entre 2015 e 2019. E explica este facto com “uma política de atracção de quadros qualificados e trabalhadores” no nosso país, uma vez que precisamos de imigrantes.

Relativamente aos vistos gold, Eduardo Cabrita avança que 89% destas autorizações de residência referem-se aos concelhos de Lisboa, Cascais, Oeiras e Sintra, justificadas pelo volume de investimento imobiliário. Esta é, de acordo com as suas declarações, “uma das razões que justifica que o Orçamento do Estado contenha uma regra para rever o mecanismo dos vistos dourados, desviando-o do imobiliário”.

Também em relação a esta matéria, o Bloco de Esquerda entregou, com semelhança ao que já tinha feito no passado, um projeto lei para acabar com este incentivo. Desde que entrou em vigor, em 2012, este instrumento conduziu ao “adensamento da criminalidade económica” e um aumento dos preços no imobiliário para valores que “não correspondem aos valores de mercado”, segundo o que defende este partido.