Arquitetura, Design e Decoração Destaque

“Materializamos as cozinhas de sonho”

A AGS nasceu há mais de 25 anos e, desde então, tem tornado reais muitas cozinhas de sonho. A empresa, que se distingue pela qualidade e pelo design, trabalhou com marcas premium alemãs e, desde então, tem vindo a desenvolver a sua própria marca premium, AGGS the AGS Signature. A divulgação da mesma já está a acontecer em feiras como a Concreta, na Exponor, onde a AGS tem dado a conhecer cozinhas com “um novo conceito e que vão de encontro às expectativas do cliente”.

Há mais de 25 anos, dois irmãos, hoje sócios da AGS, dedicavam-se à venda de eletrodomésticos. No entanto, rapidamente perceberam que essa forma de comércio puro e duro tinha os dias contados e não hesitaram em reinventarem- se e procurarem um novo modelo de negócio. Assim se começa a escrever a história de AGGS. Na altura, “procuramos uma nova possibilidade de negócio e viramo-nos para as cozinhas”. Hoje, ao olharem para trás, têm a certeza que a chave do sucesso é gostarem “muito do que fazem” e trabalharem numa área que lhes permite “nunca pararem de ser criativos”. Quando falam da AGS não hesitam em afirmar que os principais valores da empresa são a resiliência, o trabalho, o talento e a inovação. Num mercado que se mostra cada vez mais exigente, só assim é possível distinguirem-se e fazerem diferente.

Sediada em Esposende, mas com dois showrooms no Porto, a AGS é uma empresa que se dedica à assessoria, conceção, montagem e outsourcing de cozinhas de alta gama, bem como à venda de eletrodomésticos das melhores marcas do mercado. “Sempre trabalhamos marcas premium e aos poucos começamos também a desenvolver o nosso produto”. Esta presença na Concreta teve também esse objetivo: dar a conhecer a marca própria AGGS e divulgar os produtos que podem produzir e que não encontram paralelo no mercado. “Além de fazermos cozinhas tradicionais, começamos também a desenvolver novos produtos”, nomeadamente cozinhas em inox – que nenhuma outra marca colocou ainda no mercado – cozinhas 100 por cento em madeira, um outro modelo totalmente inovador e as cozinhas customizadas, com medidas estandardizadas, “mas sempre com um toque de design especial”, imagem da marca AGGS.

A maioria dos projetos desenrola-se em torno de um conceito, proposto pela marca ou pelos clientes, em que todos os detalhes são minuciosamente preparados e pensados, para que o resultado final se concretize numa cozinha harmoniosa, que comunique uma identidade e corresponda exatamente às expectativas de quem a sonhou. Os sócios não têm dúvidas de que fazem cozinhas de sonho. “Hoje em dia, ter uma cozinha destas é um sonho”, e é essa possibilidade que a AGS quer poder concretizar, através dos melhores produtos e do melhor design. A AGS valoriza a relação próxima de todos os intervenientes, desde fornecedores, departamentos de produção, funcionários, designers, arquitetos ou donos da obra, para poder obter um resultado final de grande qualidade e que realize os interesses de todas as partes.

Especializados numa gama alta e que se distingue pela qualidade, os dois irmãos não têm dúvidas de que “serem diferentes e criativos” é o que confere à AGGS um caráter único. “Fazer cozinhas, muita gente faz. Nós procuramos um nicho de mercado onde realmente pudéssemos ser únicos”. O principal objetivo passa por ir ao encontro “do cliente, dos desenhadores e dos arquitetos”. A AGS “produz o que eles idealizam” e torna reais as suas conceções.

Com inúmeras obras concluídas em Portugal, a empresa tem também levado a cabo vários projetos de relevo em Angola.

Ao longo dos mais de 25 anos de história da empresa, a principal preocupação tem sido estar sempre a par de novos produtos no mercado, nomeadamente através de feiras

internacionais ou exposições que os sócios visitam com frequência. No entanto, a AGS não se deixa ir em modas. Trabalham, sobretudo, com “linhas harmoniosas e que sejam intemporais”. O design arrojado é sempre o mote para qualquer projeto. A AGS trabalha para um público que privilegia “a qualidade, o design e o ser diferente”.

O melhor deste trabalho, dizem, é a alegria de “chegar ao final de um projeto e ver um cliente satisfeito”. Todos os projetos da AGS primam por surpreender e “superar um pouquinho as expectativas”, acrescentando “sempre alguma coisa ao que foi pedido e dando um toque especial”. É também isso que distingue a marca AGGS e a faz ser procurada por quem pretende um projeto de qualidade.

No futuro, desejam afirmarem-se ainda mais junto do mercado nacional e internacional e continuarem a criar projetos que, mais do que cozinhas, sejam “cozinhas de sonho”.