Gastronomia | Vinhos

Bolos da Folheta: Em terra de pescadores quem tem doces é rei

Bolos do Folheta, pastelaria da Póvoa de Varzim

Situada na Póvoa do Varzim, a pastelaria Bolos do Folheta é a aposta de Tiago Ferreira num conceito diferenciador que une os bolos que habitualmente se comem em Portugal com as tendências do Canadá, onde esteve emigrado durante três anos

Basta olhar para a montra para ficar com água na boca. Há opções para todos os gostos. Dos cupcakes de red velvet, aos croissants com Nutella, passando por um tradicional bolo de arroz. A Bolos do Folheta nasceu em 2016, mas o caminho de Tiago começou muito antes, aos 15 anos, quando começou a trabalhar numa pastelaria durante as férias de verão.

A paixão pela pastelaria nasceu cedo. Com 12 anos, pela altura do Natal, já fazia os bolos para a família. Em 2013, decidiu perseguir o seu sonho e partiu de mochila às costas para o Canadá. “Assim mesmo na aventura sem conhecer nada. Procurei trabalho porta a porta, pastelaria a pastelaria. Encontrei ao fim de dois dias, mas numa padaria que não era uma área que gostava tanto”, recorda Tiago.

Quando o pasteleiro de serviço abandonou o trabalho, Tiago teve a oportunidade ideal para dar provas daquilo que sabia fazer em pastelaria. A paixão pelo que se faz é trabalho árduo comprovaram ser a receita para o sucesso e a partir desse momento os trabalhos de pastelaria também passaram a estar nas mãos do jovem.

Ao fim de dois anos no Canadá, Tiago decidiu voltar às origens. Quando regressou a Portugal rapidamente recomeçou a trabalhar. Contudo, a criatividade e inovação foram-lhe toldadas pelos donos do negócio que esperava que seguisse o que se fazia nas outras padarias portuguesas. “Tinha algumas ideias que tinha trazido da América e queria implementar cá (no Canadá), mas disseram-me que não. A minha motivação terminou logo ali”, explica.

Ainda assim continuou a deixar a criatividade fluir nos trabalhos que fazia em casa e as pessoas mais próximas começaram a pedir-lhe para fazer os bolos de aniversário com o seu toque pessoal. “Quando reparei já trabalhava mais em casa do que na padaria”, conta Tiago, acrescentando que, por esse motivo, decidiu abandonar o emprego.

O volume de trabalho começou a ser cada vez maior e o autodidata decidiu lançar o seu próprio negócio. Assim nasceram os Bolos do Folheta, em casa de Tiago, a fazer bolos para conhecidos. O nome surgiu com naturalidade dado que Folheta era a alcunha que os amigos lhe davam.

“Fui jogando com o que é típico em Portugal e com o que se faz noutros países. Trouxe o red velvet, donuts e cookies da América, mas mantive bolos que se comem em qualquer pastelaria de Portugal”, explica o pasteleiro. “Dentro dos croissants fiz algo que na altura ainda não tinha chegado a Portugal. Lancei croissants com recheio de Nutella, Kinder e M&M Ninguém tinha nada semelhante”, refere Tiago Ferreira.

No fundo, nesta casa junta-se o que melhor se faz em Portugal com o que de melhor se faz no outro lado do Atlântico, com qualidade e de raiz. Aqui ninguém é pasteleiro de saco – o que vulgarmente se chama a quem confeciona pastelaria com base em misturas industriais – e tudo é feito a partir de ingredientes bem reais, à moda antiga.

“Não basta ter boas ideias, também é preciso qualidade”, defende Tiago, justificando assim a sua aposta, não apenas em opções improváveis, mas também nos elevados padrões com que confeciona o que se serve na Bolos do Folheta. Este é o terceiro ano de atividade e a casa tem vindo a crescer, o que comprova a satisfação dos clientes.

Olhando para a pastelaria como um processo criativo em contínua expansão, Tiago nunca deixa de inventar novas doçarias. Este ano para o Natal deixa a sugestão do bolo rei de Nutella com a massa tradicional do bolo recheada com o creme de chocolate e avelã. Para os que são menos adeptos de chocolate, fica a sugestão do bolo rei de maçã e canela, feito com massa folhada.

Apesar do nome da casa, também há lugar para quem não gosta de bolos. “No início tínhamos apenas bolos, mas temos que ir ao encontro do cliente”, explica Tiago. Assim, hoje também pode pedir pequenos snacks como torradas, tosta mista e tosta de bacon com ovos.

Domingo à tarde em família ou durante a semana para quebrar a rotina, vá até à Póvoa do Varzim e delicie-se com os bolos do Folheta.