Gastronomia | Vinhos

Degustar vinhos e produtos nacionais com o melhor anfitrião

Em Braga existe uma garrafeira que é mais do que uma loja onde podemos encontrar todo o tipo de bebidas de qualidade. A paixão do gerente Fernando Carvalho por este trabalho é tal que faz questão de prestar um atendimento personalizado, especialmente nas degustações.

Chama-se Braga Wines, fica junto à Torre Europa, naquela cidade, e nasceu em agosto de 2017 sob o nome de garrafeira Magnata, ainda que noutra localização. “Isto foi construído graças à minha mulher. Depois só se mudou o nome e o logotipo”, explicou o gerente Fernando Carvalho.

O que é certo é que é também graças a Fernando que o negócio se mantém de pedra e cal. Vê-lo a falar do que faz e do serviço que presta é vê-lo entusiasmado. E isso é real e visível quer no contacto com o cliente, quer a falar com pessoas ‘externas’, como foi o caso da equipa da IN Corporate Magazine que se sentou à conversa com o dono da garrafeira.

A oferta aqui é grande. A aposta forte é, sem dúvida, os produtores de vinho de grande qualidade que não estão disponíveis nas grandes superfícies, mas que são constantemente premiados e DOC (Denominação de Origem Controlada). Tintos e brancos, com destaque para os biológicos e os nacionais, com as regiões do Douro, Alentejo, Beira Interior, Trás-os- Montes, Bairrada, Dão e Tejo bem representadas. “Um dos vinhos com bastante sucesso no verão foi o vinho verde Lerya, de Amarante. O vinho rosé Lerya até esgotou”, exemplificou.

Além dos vinhos – escolhidos pelos enólogos indo ao encontro dos gostos dos consumidores -, tem uma grande variedade de espumantes, gins e outras bebidas espirituosas, vinho do Porto e digestivos. E a diversificação não se fica por aqui. Há produtos tradicionais como os enchidos de Lamego, queijos, marmeladas, doces da Serra da Estrela e azeites. “Tenho azeite de todo o país e biológico. O da Quinta das Curtinhas, de Valpaços, é o que vende mais”, disse.

A garrafeira trabalha com loja aberta de venda ao público, mas também com clientes empresariais, nomeadamente restaurantes e bares. Assumidamente criada para servir bem os clientes/parceiros e fazer degustações, colocam, caso necessário, os seus próprios especialistas em vinhos e azeites. “Fiz um investimento muito grande em vinhos 100 Hectares (DOC Douro). Mas o melhor é as pessoas dizerem-me que tenho uma garrafeira muito acolhedora”, confessou Fernando.

O espaço envolvente da loja foi concebido de forma a que os vinhos sejam sempre a principal estrela. Na parte interior da loja há um compartimento aconchegante para as degustações. “Agora a grande aposta é ter aos fins de tarde as degustações: beber vinho, lanchar alguma coisa como um enchido, um queijo ou uma tapa. Fiz este verão e foi um sucesso. Recebemos portugueses, brasileiros, africanos. As pessoas passavam, sabiam que havia aqui degustações e vinham”, contou, entusiasmado quanto ao que aí vem. “Comecei uma parceria com uma organizadora de excursões que, quando vier a Braga com esses grupos, vêm cá degustar vinhos e queijos e comprar”.

Na aproximação ao Natal, os cabazes estão já a ser preparados, com o objetivo “deste ano ser melhor que 2018”. Quem quiser encomendar qualquer um destes produtos, basta telefonar para a Braga Wines e a entrega é feita a qualquer ponto do país. Ou visita a loja, com a certeza de ser recebido sempre com um sorriso, independentemente dos dias mais cinzentos.