Ambiente

“Acredito na sustentabilidade e num dia a dia mais limpo para as pessoas”

DCIM100MEDIADJI_0253.JPG

A 100% Car é um stand vocacionado para a venda de carros elétricos usados. Uma oferta nova no mercado que nasceu pelas mãos de Dantas, em fevereiro deste ano. O santd possui uma vasta gama de modelos elétricos, bem como algumas versões de veículos plug-in. A 100% Car pretende afirmar- se no mercado nacional e ajudar de igual forma à promoção do carro elétrico, enquanto elemento fundamental na transformação climática.

Dantas nasceu numa família “desde sempre ligada ao mundo automóvel” e o seu percurso profissional esteve sempre relacionado a esta área. “Sempre estive ligado a automóveis, não me lembro de gostar de outra coisa”. Há dois anos, quando experimentou um carro elétrico e percebeu “todas as dificuldades do consumidor nessa área” começou a desenhar o projeto da 100% Car. “Sabíamos da dificuldade dos consumidores neste mercado e tentamos concretizar este espaço nesta localização, que consideramos ideal para a promoção do carro elétrico”. E assim, a oito de fevereiro deste ano, inauguraram a 100% Car, na EN1. “Esta estrada atravessa boa parte do país e é muito procurada pela sua oferta automóvel. Embora a concorrência seja grande, estamos cientes que não existe nenhuma oferta como a nossa, tão específica”.

O empresário não tem dúvidas de que os veículos elétricos “representam um futuro mais limpo. Eu acredito nos novos meios de sustentabilidade e acredito num futuro melhor, numa mobilidade melhorada e num quotidiano social mais limpo e ecológico”. À sustentabilidade junta-se, naturalmente, a questão económica. “No futuro os elétricos vão permitir às muitas famílias pouparem a longo prazo. Neste momento, se falarmos de um carro utilitário, já podemos apontar uma poupança de cerca de 2000 euros por ano”.

No seu espaço, Dantas possui um parque automóvel com mais de 15 viaturas elétricas, de quase todas as gamas e pode ainda “arranjar todos os outros modelos, se o cliente assim o desejar. Aqui temos do mais barato ao mais caro, para todas as carteiras. Sabemos que o Tesla é o rei das vendas, não pelo design, mas pela tecnologia que apresenta nos seus veículos. Não há mais nenhum que seja assim”.

A 100% Car possui parcerias estratégicas “com algumas empresas internacionais credíveis”, de forma a garantir a qualidade do produto que comercializa. Dantas opta sempre por “carros seminovos, ainda com garantia de fábrica, o que protege muito o negócio. A concorrência é forte. Essencialmente preocupamo-nos com a qualidade do produto fornecido e com um acompanhamento ao cliente diferenciado. Queremos um cliente satisfeito e que possa cá voltar sempre que o desejar”. A100% Car orgulha-se do seu, ainda curto mas bonito, trajeto onde se regista vendas por todo território nacional. “Já tivemos clientes do Algarve. Sabemos que se o cliente sair satisfeito poderá potenciar a marca 100% Car junto da sua comunidade mais próxima, mas também temos a perfeita consciência que, no mundo tecnológico de hoje, as redes sociais e as ferramentas digitais tornam-se num veículo muito importante para qualquer negócio, e claramente que é uma estratégica nossa também.”

Hoje em dia, regra geral “o cliente que procura um elétrico está muito bem informado e documentado. Sabe perfeitamente o que procura e quais as características do veículo que pretende.”, Adianta Dantas. No entanto, ainda existe uma franja de “clientes indecisos, que ainda não teve o ‘clique’. Nesses casos, fazemos muitos cálculos e mostramos-lhe o potencial da poupança”.

Quase um ano depois da abertura, o empresário garante que este foi “um ano bom para a 100% Car”. “A procura tem aumentado e estamos a passar da mera curiosidade para a compra efetiva”. Para 2020, Dantas prevê aumentar a área de negócio da empresa e abrir “dois postos de carregamento rápido, um aqui no stand e outro no centro de Vila Nova de Gaia”. Além disso, a 100% Car terá, também no centro de Gaia, “um posto de aluguer de todo o tipo de mobilidade elétrica, essencialmente turístico, para as pessoas circularem na cidade em conforto e em segurança”.