Logística

Qualidade, Rigor e Dedicação!

Localizada em Coimbra, a Pereira & Santos é uma empresa que atua no mercado grossista. Centrada no mercado de proximidade, tem vindo a consolidar a sua posição como operador de referência na região centro do país. Em entrevista à IN Corporate Magazine, Manuel Marques Teixeira abre o leque sobre os valores que levaram a empresa ao sucesso.

Fundada em 1946, que balanço faz destes mais de 70 anos de atividade?

Ao longo destes 73 anos fazemos um balanço positivo. A Pereira & Santos iniciou a sua atividade em 1946. Desde essa data que tem vindo a merecer a confiança dos clientes, ao ponto de se tratar de um operador de referência na região centro. Claro que para tal, muitos passos foram dados para acompanhar a evolução do mercado. Salientamos a abertura do canal livre-serviço em 1991, a aposta no comércio associado e, mais recentemente, a aposta no canal de congelados e a renovação das nossas instalações.

É também importante realçar que ao longo desta caminhada, para atingir os nossos objetivos, consideramos essenciais valores como parceria, conhecimento local, confiança e proximidade. Também a honestidade e sinceridade fazem parte do nosso lema porque realizar um negócio tem de ser uma parceria positiva para ambas as partes. A melhor reputação que uma empresa pode transmitir é a confiança que os clientes depositam nela.

Que evolução tem sentido no mercado, especialmente na grande distribuição, onde a Pereira e Santos está inserida?

A mudança é um paradigma da sociedade atual. Aliás, os ciclos de mudança são cada vez mais curtos. No seguimento da distribuição alimentar, também existe mudança, tanto em termos de dinâmicas dos agentes de mercado como na evolução dos produtos. Torna-se, portanto, imperativo estar muito atento às tendências do mercado e às mudanças de hábitos de consumo de forma a acompanhar e, se possível, antecipar essas evoluções. Durante a nossa existência já presenciamos a fase de abertura de grandes hipermercados, a fase de advento dos hard discount, até à presente fase de renovação do comércio de proximidade.

2017 marca a remodelação das instalações. Foi um passo necessário?

Pretendemos colmatar várias situações: um layout mais moderno e mais prático para os clientes, e a redefinição do espaço, aproveitando áreas subaproveitadas e aumentando a área de venda e um refresh estético das instalações, tornando- as mais modernas, apelativas e também notórias.

Com uma visão de futuro e uma aposta no crescimento com foco no mercado, deu-se o início a um forte grupo que cresceu de forma sustentada, pois tem o seu assento tónico no investimento constante. Ele tem sido concretizado com a ajuda de pessoas que constituem os quadros desta empresa que são, distintos pela sua formação e experiência.

Edite Teixeira, Manuel Teixeira, Teresa Teixeira

Desde 2009 que têm renovado o estatuto de PME EXCELÊNCIA. É o reconhecimento merecido?

É um reconhecimento merecido, baseado em bons indicadores financeiros, um balanço sólido e bem estruturado, mas que resulta de um trabalho diário em satisfazer as necessidades dos nossos clientes e, assim, merecer a sua confiança.

Por onde passam os próximos 70 anos?

Os planos passam por estruturar a abordagem na área horeca e aprofundar a relação com lares e IPSS’s. Esta tem sido uma longa caminhada e temos nos alicerçado em pessoas, colaboradores, clientes, fornecedores e, acima de tudo, respeito pelos outros. Continuaremos uma empresa de rosto humano, com elevada reputação e valor económico, caraterizada por uma enorme vontade de vencer.