Gastronomia | Vinhos

O melhor de Portugal no seu prato

Quando se visita Aveiro, uma das perguntas que surge com naturalidade é ‘onde comer?’. A oferta é enorme, mas se a vontade é degustar da boa gastronomia do nosso país, o Anna ́s é a escolha mais sensata. Com apenas dois anos e meio este restaurante é já um nome conhecido dentro da comunidade aveirense, uma vez que surgiu como uma “lufada de ar fresco” na Veneza de Portugal, tendo por princípio um serviço e uma qualidade diferenciada, muito acima da média.

Depois de 25 anos na Venezuela, Ana Paula regressou a Portugal (onde nasceu) há cerca de quatro anos e foi em Aveiro que construiu o seu sonho de vida: ter o próprio restaurante, com o seu nome e o da sua filha. Em 2017 foi fundado o Anna ́s, com um conceito baseado na comida de conforto e na gastronomia portuguesa, que, segundo a proprietária do restaurante, “é a melhor do mundo”.

Entrando no Anna ́s é fácil perceber que houve uma aposta na diferenciação, uma vez que todo o espaço contrasta com o que se espera de uma casa de comida tipicamente portuguesa. Não só pelas cores que transmitem como também é impossível não reparar na mesa com cadeiras de baloiço, que fazem as maravilhas de miúdos e graúdos. As influências venezuelanas não passam despercebidas quando se olha para a carta, sobretudo por causa das arepas nas entradas, no entanto o principal foco é mesmo a gastronomia nacional, com um vasto leque de opções de carne, peixe e vegetarianas.

Para Ana Paula, o segredo por detrás do sucesso prende-se com a qualidade dos alimentos e com toda a equipa de trabalho. “Apenas trabalhamos com carnes nacionais, principalmente dos Açores, o que logo ai faz toda a diferença. No caso do peixe, fazemos questão de trabalhar unicamente com produto fresco, da nossa costa. Trabalhamos muito pouco com peixe de viveiro e quando o fazemos, incluímos apenas nos menus executivos. Relativamente aos pratos com mais saída, destaco os risottos do nosso chef Armando, seja de peixe, camarão ou vegetariano. O nosso atum com sementes é outra especialidade que cada vez mais faz a diferença e que aconselho vivamente”. No que respeita à equipa de trabalho, que tão importante é para o sucesso desta casa, Ana Paula classifica toda a equipa como “muito acima da média, com pessoas rápidas, atentas, eficazes, que trabalham ao detalhe e que são carinhosos no atendimento”. As sobremesas são, sem exceção, feitas na casa e a oferta é alternada todas estações. Se tiver oportunidade não deixe de experimentar uma das seguintes opções: a mousse de chocolate, o folhado de ovos-moles e o leite-creme com gelado.

Além do serviço à carta, dos menus executivos ao almoço, uma particularidade que merece ser destacada no Anna ́s são os menus de degustação. Com uma imponente seleção de vinho de todo o país, todos os meses o Anna ́s apresenta jantares vínicos, uma dinâmica que surge através de parcerias com produtoras e adegas a nível nacional.

Alargar a marca

Atualmente o Anna ́s não é o único negócio sob a tutela de Ana Paula, que recentemente adquiriu a icónica pastelaria de São João da Madeira, a Crispauno. Conhecida pelos deliciosos pasteis de nata, os melhores do distrito, a Crispauno vem de encontro ao know how adquirido por Ana Paula na Venezuela. “Enquanto o restaurante é um projeto a medio- longo prazo, a pastelaria é já uma referência em São João da Madeira e trabalhar em pastelaria foi a minha vida quando estive na Venezuela e é onde me sinto em casa. Neste momento vamos iniciar uma estratégia de alargamento da nossa marca e iremos colocar o nosso cunho pessoal na pastelaria, que brevemente será remodelada”, vinca a empresária.

Perspetivando o futuro, Ana Paula refere que do outro lado da estrada onde se situa a Crispauno, está em preparação a abertura de um take-away e o Porto é assumido com um destino para potenciais investimentos futuros. “O Porto é uma cidade com um potencial fantástico. O turismo está em alta, com muita procura e muita oferta, sendo muito atrativo abrir um negócio, com o conceito diferenciado que nos caracteriza”