Turismo

Recriar a nossa história

Com o objetivo de recriar momentos da história de Portugal, a Guildas Aureas assume-se como um dos principais parceiros para a animação de qualquer feira medieval, mas não só. Contar e recriar momentos da nossa história é apenas uma das atividades da Guildas Aureas. Para além disso fazem também consultoria histórica e orgazniação de eventos. A Associação detém ainda uma mini biblioteca disponível para todos os associados e até não associados.

Qual o balanço da primeira década de existência da Associação Guildas Aureas?

Positivo, fazemos um balanço muito positivo. Temos percorrido o país a mostrar a nossa História numa ótica de Arqueologia Experimental – mostrar fora do Museu o quotidiano, civil e militar, das pessoas que estavam no espaço ibérico desde o tempo dos romanos até ao fim da Idade Média. Temos igualmente sido convidados para recriações em Espanha, país em que somos muito apreciados e considerados, França, Escócia e Polónia. Tem sido um percurso muito positivo e compensador, porque as pessoas apreciam o que mostramos. A nossa Associação, que está sediada na cidade de Almada, vive, no entanto, com algumas dificuldades financeiras pelo facto de não termos qualquer tipo de apoios, sendo nosso encargo, por exemplo, a renda do espaço da sede, que se situa num pequeno Centro Comercial.

Como é feito o estudo para as recriações históricas?

Na Associação temos pessoas com formação superior em História e autodidatas que aproveitam todos os tempos livres para aprender mais sobre o quotidiano civil e militar dos nossos antepassados. Na grande maioria das ocasiões consultamos iluminuras e objetos que se encontram nos Museus para conseguirmos entender como se vestiam e equipavam, comiam, combatiam e se divertiam, no fundo como viviam para podermos ser o mais rigorosos possível. E esta pesquisa e estudo é uma atividade também muito apreciada pelos nossos associados, não é apenas participar em eventos. A Associação detém ainda uma minibiblioteca disponível para todos os associados e até não associados.

Existe alguma recriação que gostassem de executar e ainda não tenham feito?

Gostávamos imenso que em Portugal se olhasse para a Recriação Histórica com outros olhos, ou seja, que houvesse mais rigor e respeito pelo legado que mulheres e homens que passaram e se estabeleceram no nosso território deixaram. Custa-nos muito ver, por exemplo, a recriação de uma batalha medieval fundamental na nossa História a ser maltratada por “personagens” que mais parecem saídos de filmes de fantasia! E realmente é lamentável, até porque muitas vezes é mais difícil fazer mal do que fazer bem. Outro exemplo, continua-se a insistir em acompanhar militares romanos (quase sempre equipados de forma fantasiosa) com música de tambores. Ora, nós podemos conhecer o aspeto dos instrumentos, mas não sabemos que músicas produziam… Em conclusão, adorávamos envolver-nos num evento em que se procurasse ser fiel e, no nosso país, e nas épocas que “trabalhamos”, eles são cada vez menos, infelizmente.

Para além das feiras Medievais, em que outras atividades podemos enquadrar a Associação Guildas Aureas?

A Guildas Aureas participa em momentos destinados ao ensino e divulgação da História, com um projecto educativo. Actualmente estamos a trabalhar um projeto, que já teve vários momentos concretizados, de nos apresentarmos em Escolas para mostrar e conversar com os alunos sobre Roma e as sua Legiões. Nestes momentos mostramos equipamento, historicamente correto, falamos da vida dos homens que serviam Roma nas Legiões e promovemos um momento em que os jovens, com o nosso auxílio aprendem, na prática, e por exemplo, as manobras e os movimentos das formações militares. Para estas acções basta que nos contactem que estamos sempre disponíveis para analisar uma colaboração com as Escolas. Organizamos ainda diversos workshops onde transmitimos aquilo que sabemos.