Desporto

“No Muay Thai todos os treinos são provas de superação”

O Muay Thai, arte marcial tailandesa, “está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal”. Miguel Marques, selecionador nacional, não tem dúvidas de que os portugueses “são bons, muito bons, e isso vê-se nos campeonatos internacionais”.

“O Muay Thai chegou tardiamente a Portugal, mas está a recuperar o caminho e a desenvolver-se”. Quem o afirma é Miguel Marques, selecionador nacional de cadetes e juniores da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai.

“A minha federação engloba várias modalidades, das quais o Muay Thai. Para mim, a mais completa, porque nela cabem todas as outras. Esta é a arte das oito armas”. Em Portugal, a “evolução tem sido grande” e o desporto conta com cada vez mais adeptos.

Miguel começou a treinar aos 17 anos “no full contact primeiro e depois no kickboxing”. Chegou, por fim, ao Muay Thai. O atleta já foi campeão do mundo e campeão da europa destas modalidades e agora, através das aulas, tenta “passar o que sabe aos que estão a começar”.

Para o treinador não restam dúvidas. “Os portugueses são muito bons neste desporto”. No último campeonato europeu de juniores de kickboxing, na Hungria, uma comitiva de 19 atletas arrecadou um total de 12 medalhas. “Temos tido bons resultados em Portugal. Quando vamos lá para fora e nos deparamos com os melhores do mundo, conseguimos bater- nos bem ou até sermos superiores. Trouxemos para casa duas medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze”.

O principal fator que motiva a grande procura destas modalidades de combate é, acredita Miguel, o facto de “ser uma modalidade que desenvolve um excelente condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. 90 por cento dos meus atletas inscritos neste ginásio fazem apenas manutenção e não competição. Na manutenção não há contacto efetivo. As pessoas aprendem tudo sobre o Muay Thai, mas sem se magoarem”. Neste momento, Miguel tem nas suas aulas cerca de 150 atletas, “30 por cento das quais são raparigas, desde meninas de 6 anos até senhoras com 50. As pessoas sentem-se bem a praticar este desporto. É exigente a nível físico, mas os atletas conseguem ver a evolução de dia para dia, o que o torna muito gratificante.” Também as crianças demonstram cada vez mais interesse e começam a praticar este desporto cada vez mais cedo. “No Muay Thai Kids tenho cerca de 30 atletas. Eles adoram e alguns já querem ir para competição”. No último campeonato nacional da modalidade participaram “cerca de 1000 atletas, o que é ótimo e prova que esta é uma modalidade em franca expansão”.

A quem ainda restarem dúvidas sobre todas as vantagens desta modalidade, Miguel deixa um conselho: “as pessoas têm de experimentar. Quando experimentam percebem muita coisa e depois será difícil deixarem de treinar”.