Mundo Empresarial

Quando o usado supera o novo na música

Euromusica
burst

Em Lisboa há uma loja de instrumentos musicais que tenta combater a internet, aliando a experiência e profissionalismo da equipa às vantagens dos equipamentos usados sobre os novos. Só assim é que a Euromúsica tem conseguido superar a crise.

Quem passar pela Avenida da República, uma das principais artérias da capital do país, descobre uma loja de instrumentos musicais e áudio profissional como já há muito não se encontra.

Fundada em 1987, a Euromúsica comercializa instrumentos musicais e áudio profissionais, tendo ainda serviços de reparação e aluguer de pianos, projetos de instalação sonora e importação de instrumentos e acessórios.

A carteira de clientes da empresa é composta maioritariamente por músicos, amadores ou profissionais, ainda que tentem “captar a atenção do público em geral para os benefícios da música nas nossas vidas”.
Tendo em conta o panorama atual no país, a empresa – que também tem uma loja no Centro Comercial M Bica, em Almada – tem conseguido reafirmar o seu “compromisso para com os músicos através da renovação e ampliação da nossa loja principal, na Avenida da República, bem no centro de Lisboa, e com a procura contínua dos melhores produtos aos melhores preços.”

Atualmente, a loja tem-se especializado em pianos acústicos usados ou novos, pianos esses que acompanham gerações, como frisou Pedro Agostinho, afinador e técnico de pianos na Euromúsica. “O piano de há 50 anos é exatamente o mesmo de agora. Não mudou nada. Só há 15/20 anos é que se acoplou o sistema silence: tocar sem fazer som para fora, ou seja, bloquear os martelos às cordas. Ter a dinâmica do nosso piano e o som que vai para os auscultadores que é digital”.

Por isso é só vantagens para os pianos usados. “Temos tido muitos clientes estrangeiros, mas temos portugueses que optam pelo leque de usados da Yamaha. Faço só a afinação, regulação da mecânica e o voicing (colocar o timbre do piano ao gosto do cliente). Um piano novo Yamaha modelo U1 ronda os sete mil euros e um usado do mesmo modelo é a partir dos 3100 euros. Com as mesmas garantias e uma particularidade: um piano usado toca mais que um piano novo. O novo necessita de cinco a dez anos para acamar e vibrar”, disse o especialista, um dos mais reconhecidos do país.

A loja também tem dado muito destaque à marca Kurzweil. “A Kurzweil no piano digital permite ter oito tipos de teclado que mais se assemelham aos pianos acústicos. Por exemplo, o CUP 1 tem graduado de peso com repetição do duplo escape do piano de cauda. Graduado de peso significa que o teclado tem o peso dividido por três níveis: a grave é mais pesada que a média e esta mais pesada que a aguda. A sensação ao pianista é quase igual ao piano acústico. O duplo escape significa que não precisamos que a tecla volte ao início para voltar a repetir, como acontece no piano vertical”, explanou Pedro Agostinho, acrescentando que o outro modelo de piano digital que a Euromúsica gosta de destacar (o CGP 220) “é tudo igual (ao CUP) mas com teclas em madeira”.

Tendo em conta que a loja vende pianos para os Conservatórios como o de Setúbal, é sinal de que o piano acústico novo ou usado e o digital são aqui uma boa escolha de aquisição. A equipa, além de experiente e profissional, assegura o serviço pós-venda.

O tratamento é igual para todos os clientes e, numa altura em que se assinalam 250 anos do nascimento de Beethoven, isso é mais que uma regra. “Se Beethoven fosse vivo e viesse cá, ficaria muito feliz. Tentaríamos surpreendê-lo com o melhor na loja, como faço a todos os clientes”, garantiu o técnico, nascido numa família de luthiers (artesão que fabrica ou repara instrumentos de corda com caixa-de-ressonância) de pianos e que quando era apenas uma criança de nove anos já desmontava toda a mecânica de um piano vertical.

CUP 1 BK
CGP220