Arquitetura, Design e Decoração Mundo Empresarial

“Estamos onde estamos, porque, acima de tudo, temos qualidade”

Eugénio Martins

Com uma equipa maioritariamente oriunda do norte, é no sul, mais propriamente na Quinta do Lago que a Eugénio Martins tem sido responsável pela construção de casas de sonho. Uma empresa onde as máximas são “a qualidade e a satisfação do cliente”, que a IN lhe apresenta agora.

A história da empresa Eugénio Martins tem que começar a ser contada muito antes da sua fundação. A maioria da sua equipa, natural do norte do País, escolheu o Algarve para se fixar há mais de 30 anos. José Eugénio Martins, natural de Vila Real, não tem dúvidas em afirmar que “foi o clima magnifico do sul do país que pesou na hora da decisão. Aqui o inverno não tem nada a ver com o norte. Nunca temos gelo”. Desde cedo a equipa começou a colaborar em trabalhos “minuciosos, exigindo grande rigor e exatidão”.

A primeira sede da empresa foi nas Quatro Estradas, em Loulé, e, mais tarde mudaram-se “para a localização privilegiada da Quinta do Lago”, onde estão até hoje. Atualmente, a empresa Eugénio Martins trabalha sobretudo com clientes estrangeiros, “cerca de 95 por cento”. Este mercado, explica José Eugénio, “é um mercado onde é difícil entrar. Os clientes querem ver trabalhos já feitos cá. Uma empresa se não tiver cá trabalhos eles não querem”.

Na Quinta do Lago e Vale do Lobo, principais zonas onde tem as suas obras, a Eugénio Martins faz “remodelações ou projetos chave na mão. Temos várias parcerias para darmos todas as respostas aos clientes. A parte elétrica, de águas e esgotos, estruturas, carpintarias ou pinturas fazemos tudo de subempreitada. Temos na equipa pessoas qualificadas para começarem e acabarem uma obra, mas como o volume de trabalho é grande, damos subempreitadas com parceiros da nossa confiança”. A qualidade “é o ponto de partida” em todos os projetos da Eugénio Martins. “Só trabalho com equipas com quem gosto de trabalhar e que sei aquilo que fazem. Neste mercado temos de garantir as pessoas certas, para prevermos o resultado final. Temos de garantir a qualidade. Não vamos de olhos fechados atrás de preços. Estamos onde estamos, porque, acima de tudo, temos qualidade”. Num mercado como aquele em que José Eugénio trabalha “o cliente é muito exigente. A nível de acabamentos estão sempre à procura das novidades e do melhor do mercado, sobretudo produtos estrangeiros que ainda nem chegaram a Portugal”.

No último ano, a Eugénio Martins viu o seu volume de negócios “aumentar em 50 por cento”. Agora o principal objetivo é “consolidar. Manter o volume de negócios. Temos de assegurar a qualidade e por isso não podemos dar passos maiores que as pernas”. O lema, portanto, passa por, no futuro, continuar “a fazer o melhor trabalho, sempre com a máxima qualidade”.