Atualidade Desporto

Maria Sharapova anuncia fim de carreira

Aos 32 anos, depois de 28 anos dedicados à modalidade e com cinco vitórias em Grand Slam´s, a tenista russa anunciou oficialmente o adeus aos courts de ténis. Sharapova venceu o primeiro dos cinco títulos com apenas 17 anos, em Wimbledon e em 2005 chegou ao top do ranking mundial da WTA. Poucos anos depois, a tenista era a atleta mais bem paga do mundo, consagrando-se como um dos rostos femininos mais icónicos da história do desporto.

Foi através de um artigo para a Vogue e Vanity Fair, que Maria Sharapova anunciou ao mundo o final de uma carreira recheada de conquistas. “Como se deixa para trás a única vida que alguma vez conhecemos?”, escreve desta forma Sharapova no início do artigo. “Sou nova nisto, por isso perdoem-me. Ténis, digo-te adeus”.

Com 32 anos apenas, este anuncio não é uma grande surpresa para os acompanhantes da modalidade, uma vez que as constantes lesões impediam a atleta de competir a alto nível e ambicionar o regresso às conquistas, após em 2016 ter sido suspensa por 15 meses, após falhar no controlo anti-doping. Sharapova ocupava até hoje o 369º lugar do ranking mundial da WTA, tendo competido e sido eliminada na primeira ronda por Donna Vekic, no Open da Austrália.

A carreira de Sharapova perdurará no tempo e o seu legado será para sempre imortalizado no mundo do ténis, com vitórias nos Grand Slam de Wimbledon, em 2004 com apenas 17 anos, US Open em 2006, Open da Austrália em 2008, e Roland Garros em 2012 e 2014. Durante dez anos a tenista foi uma das caras mais conhecidas no mundo do ténis, mesmo não sendo a maior vencedora. Durante 11 anos Maria Sharapova foi a atleta mais bem paga do mundo, derivado de patrocínios multi-milionários com a Nike e Evian. Em 2005 quando chegou a número um do ranking mundial, Maria Sharapova manteve-se no topo durante 21 semanas e em 2008 venceu ainda a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim.