Atualidade Covid-19 Notícias

COVID-19: Municípios disponibilizam espaços para rastreios gratuitos

Amanhã abre o centro de rastreio do novo coronavírus no Queimódromo do Porto e, neste fim de semana, abrirão mais dois novos centros em Lisboa. As Câmaras Municipais assumem as suas responsabilidades sociais e começam a ceder espaços para o rastreio da doença, em colaboração com as administrações regionais de saúde e laboratórios privados.

Se numa fase inicial, as análises laboratoriais de casos suspeitos de infeção de coronavírus eram feitos a grupos restritos, neste momento a ordem da Organização Mundial da Saúde é “testar, testar, testar”, sendo que um dos grandes objetivos em termos de rastreio da COVID-19 passa por alargar o número de testes, de forma a ser possível uma análise mais assertiva da situação em Portugal, relativamente à pandemia. Como a IN Corporate Magazine já noticiou, a Câmara Municipal do Porto vai avançar em parceria com a rede de laboratórios Unilabs e a ARS do Norte, um centro de rastreio do novo coronavírus, em funcionamento a partir de amanhã no Queimódromo do Porto.

Entretanto a Câmara Municipal de Cascais já anunciou que vai abrir dois locais dedicados ao diagnóstico laboratorial para rastrear os seus munícipes, um pedido feito pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo, sendo que as análises e as colheitas serão feitas pelos laboratórios Germano Sousa e Joaquim Chaves. A Câmara Municipal de Lisboa anunciou hoje duas unidades de rastreio, uma no Parque das Nações e o outro na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, em colaboração com os Laboratórios Germano Sousa e a Unilabs. Ambos os centros iniciarão atividade no próximo fim de semana.

Em Vila Nova de Gaia, o presidente da câmara revelou pelo Facebook que o município irá ceder alguns pavilhões para esse feito e em Santa Maria da Feira a câmara muncipal facultou o europarque, para funcionar como centro de rastreio em sistema drive thru. Esta medida surge numa parceria entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Espinho, Arouca, São João da Madeira, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, membros da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria.

Na zona centro, o Presidente da Câmara de Coimbra considerou desnecessário recorrer a entidades privadas, alegando que “um centro de rastreio de portas abertas à população teria na hora seguinte uma multidão à porta”. Dessa forma os rastreio da doença é da responsabilidade do laboratório da Faculdade de Medicina, em parceria com a ARS do Centro e o centro hospitalar da cidade dos estudantes, sem portas abertas ao público.