Atualidade Covid-19 Notícias

Go Small or Stay Home: a plataforma que lhe diz quais as mercearias, padarias ou talhos mais perto de si

A ordem é para ficar em casa. Sobretudo a partir de hoje, depois de ter sido declarado o estado de emergência em Portugal. Mas há compras indispensáveis que precisamos de continuar a fazer. Para perdermos o menor tempo possível nisso, a Go Small or Stay Home criou uma plataforma que reúne numa base de dados todos os pequenos negócios — desde mercearias, padarias, talhos, peixarias até às drogarias — mais perto de si.

Ana Fernandes é o rosto por trás desta inovação que promete ajudar muitos portugueses. Em entrevista ao site Imagens de Marca, a digital product designer explica que a plataforma foi pensada em criada num tempo recorde de 48 horas. “Venho de uma família de comerciantes e tenho sentido na pele o quão difícil esta conjuntura está a ser para pequenos negócios locais, com tendência a piorar”, explica. Por isso, para reverter esta tendência, criou um espaço onde a comunidade pudesse partilhar entre si os negócios locais que conhecem nos seus bairros.

Neste momento é possível consultar negócios em Braga, passando pelo Montijo e Linda-a-Velha, até Aljezur, mas a plataforma não se esgota. Todos os utilizadores podem deixar as suas próprias recomendações e assim aumentarem a lista.

Na plataforma Stay Home pode ter informações como o tipo de loja, a cidade, a morada, uma sinalização a cores para indicar o tipo de preços e a disponibilidade de serviço de entrega, a que pode recorrer para fazer as compras e ao mesmo tempo dar uma mão a quem precisa de sobreviver nos próximos meses.