Atualidade Covid-19 Notícias

Quarentena obrigatória para quem regressa ao Baixo Tâmega

https://www.facebook.com/camaraderesende/photos/a.1777520959200793/2504403933179155/?type=3&theater

A Delegada de Saúde e Coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I, Baixo Tâmega (ACES-I Baixo Tâmega) Júlia Vieira impôs quarentena obrigatória para todas as pessoas que regressam do estrangeiro e sejam cidadãos nos concelhos de Cinfães, Resende, Marco de Canaveses, Baião e de Celorico de Basto.

A quarentena obrigatória para os portugueses regressados do estrangeiro que vivam no Baixo Tâmega terá a duração de 14 dias. Num comunicado, a delegada alega que “Perante a situação epidemiológica da infeção por COVID-19 urge que sejam tomadas medidas para contenção máxima de possível risco de contágio implementando mecanismos de resposta rápida, determino que todos os cidadãos que regressam do estrangeiro permaneçam em isolamento profilático pelo período de catorze dias a contar do dia de chegada”. O comunicado em questão foi enviado para os municípios que estão albergados pelo Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I, Baixo Tâmega. A Câmara Municipal de Celorico de Basto disponibilizou online, na sua página de Facebook, o documento com a ordem de isolamento.

Nesse comunicado, Espanha, França e Suíça são países alguns mencionados diretamente e é feito um apelo um apelo aos portugueses regressados destas regiões ou “outro país com transmissão comunitária do coronavírus” que permaneçam em isolamento social e verifiquem todos os sintomas relativos ao COVID-19. Se necessário, os suspeitos devem contactar o centro de saúde. Júlia Vieira justifica as ações como “medidas para contenção máxima de possível risco de contágio”.

Hoje, em todo o país e ao longo do dia, deverão ser anunciadas novas medidas, na sequência do estado de emergência decretado ontem pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.