Atualidade Covid-19 Destaque Economia Notícias

COVID-19: Recessão será pior que em 2008, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) já recebeu pedidos de ajuda de 80 países e 83 milhões de dólares já foram retirados por investidores. O cenário é desanimador e a recessão poderá ser pior que a última de 2008.

“Uma recessão, pelo menos, tão grave ou pior que a crise financeira mundial” de 2008. É assim que a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, descreve o cenário para 2020, em comunicado enviado após a reunião dos ministros das Finanças e de governadores de bancos centrais do G20.

“Os custos humanos da pandemia de coronavírus já são imensuráveis e todos os países precisam de trabalhar juntos para proteger as pessoas e conter as consequência económicas”, alerta, esperançosa de que “2021 seja já de recuperação”.

O FMI, assegura, apoia as medidas de vários países para proteger os sistemas de saúde e os trabalhadores, bem como algumas das medidas dos bancos centrais. “Esses esforços ousados ​​não são apenas do interesse de cada país, mas da economia global como um todo. Ainda mais será necessário, especialmente na frente fiscal”, justifica.

Para o FMI, as principais preocupações estão com os países com rendimentos mais baixos que vão “enfrentar significativos desafios”.

Estes países, explica a diretora-geral, serão afetados pelos fluxos externos de capital, e a economia interna será “severamente afetada”. Estas questões estão atualmente a serem debatidas com o Banco Mundial.

Por enquanto, o FMI está “concentrado na vigilância bilateral e multilateral desta crise e nas ações políticas para atenuar seu impacto”, ao mesmo tempo “está a reabastecer o Fundo de Contenção e Ajuda em Catástrofes para ajudar os países mais pobres”.

No comunicado, o FMI volta a lembrar que tem disponível um bilião de dólares para ajudar os países em dificuldades e que alguns países mais pobres já pediram uma alocação de DSE (direitos de saque especial) – um conjunto de divisas diferentes, a que o FMI chama cesto de divisas que flutua em valor até à altura da concretização do empréstimo ao país propriamente dito.