Gastronomia | Vinhos Mundo Empresarial

Momentos saudáveis com Vimeiro

Com um pH alcalino de 7,23 e uma mineralização única no mercado português – fonte de bicarbonato, cálcio, magnésio, entre outros – a Vimeiro Original é uma água mineral natural de sabor distinto, recomendada para o consumo de toda a família, com particular aconselhamento para grávidas, bebés, desportistas e seniores, para quem a necessidade de repor sais minerais essenciais assume especial importância.

Reconhecida, em 1893, por Charles Lepierre, recebeu a categoria de Água Minero Medicinal em 1896 pelo Rei D. Carlos. É ainda hoje recordada sob o slogan ‘A saúde está primeiro, beba água do Vimeiro’. Naturalmente distinta, a Água do Vimeiro tem conquistado o seu espaço no mercado assumindo-se com todas as suas diferenças. Diogo Abreu é o atual CEO e desde que assumiu o cargo, em 2018, tem implementado uma estratégia de valorização da marca. “Assim que assumi o cargo, foi necessário perceber aquilo que a empresa verdadeiramente era. Perceber o que se vendia, a quem se vendia, onde se ganhava e onde se perdia. Inicialmente havia pouca informação nesse sentido e foi preciso, primeiramente, medir para depois avaliar e decidir. Com base nisso fizemos a revisão do nosso portfólio de produtos e o mesmo com clientes”.

Atualmente a empresa apresenta um portfólio de quarto produtos, a Vimeiro Original, a Vimeiro Lisa, a Vimeiro Gás e a Vimeiro Sparkle. A Vimeiro Original é a figura principal do portfólio, uma água distinta no mercado muito devido às suas qualidades naturais, é “uma água com uma grande mineralização e com o pH alcalino”. Por outro lado, a Vimeiro Lisa, que passa por um processo de desmineralização, é “uma água adaptada ao gosto mais comum do mercado português sendo, por isso, ligeiramente mais ácida e com pouca mineralização”. No segmento das águas com gás, a Vimeiro comercializa dois produtos, a Vimeiro Gás que, “com presença forte junto do consumidor, é uma referência de mercado, ocupando o segundo lugar do pódio” e a Vimeiro Sparkle, “uma água também mineral natural à qual é adicionado mais gás e que é ideal para ser misturada com outras bebidas. Mistura-se com todas, não se confunde com nenhuma”.

A unidade industrial das Águas do Vimeiro é constituída pela linha de engarrafamento de garrafas em Vidro e de garrafas em PET (plástico), permitindo um engarrafamento superior aos 40 milhões de litros por ano já atingidos. Desde a captação até ao engarrafamento, a “água é sujeita a um controlo rigoroso de qualidade, onde tem conseguido alcançar as notas máximas da certificação”.

Para o ano de 2020, Diogo Abreu assume que a estratégia de criação de valor assentará na renovação da marca e da imagem: “Queremos comunicar aquilo em que nos distinguimos. Existe atualmente um público crescente e atento àquilo que a água pode trazer de bom, e nisso, temos a felicidade de ter um produto genuinamente puro, bom e de qualidade diferenciada”.