Atualidade Covid-19 Destaque Notícias

25 de abril sim, mas “Grândola” é à janela

À semelhança de muitos outros eventos, a habitual manifestação do 25 de Abril em Lisboa foi cancelada devido à pandemia da COVID-19. Entretanto, a alternativa proposta é que as pessoas venham à janela cantar a ‘Grândola’.

A manifestação do 25 de abril foi cancelada. O anúncio é feito pelo presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, declarações à agência Lusa. No entanto, a Associação propõe uma alternativa.

Vasco Lourenço pediu que, às 15h00 do dia 25 de abril, hora prevista para a manifestação agora cancelada, as rádios e televisões emitam a canção “Grândola Vila Morena“, como se sabe uma das senhas do Movimento das Forças Armadas (MFA) em 1974. Além deste pedido, Vasco Lourenço pede ainda às pessoas, que estão em casa devido à pandemia, que “venham às janelas, às varandas cantar a ‘Grândola Vila Morena'”.

As outras pessoas que mostrem que queremos um país livre, democrático, solidário, como é necessário nesta altura“, afirmou Vasco Lourenço, justificando a ação.

Em Portugal, registaram-se 119 mortes e 5.982 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 812 novos casos em relação a sábado.

O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 02 de abril devido à pandemia.