Atualidade Covid-19 Notícias

Horário de verão: Prepare-se para ficar menos uma hora em casa

Os ponteiros do relógio vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo em Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, para o horário de verão.

As notícias de mudança de hora normalmente recorrem muito ao “vai dormir menos uma hora” (no horário de inverno) e “vai dormir menos uma hora” (no caso de ser horário de verão), mas tendo em conta que quase todo o mundo está em isolamento (e quem não está, por vontade própria, então deveria estar), só nos resta dizer “vai ficar menos uma hora em casa”.

De sábado para domingo, ou seja, de 28 para 29 de março, os relógios deverão ser adiantados uma hora.

Tal como o Observatório Astronómico de Lisboa estabelece, quem estiver em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, essa mudança deve ser feita quando for 01h00, passando assim a ser 02h00. No caso da Região Autónoma dos Açores, os ponteiros devem ser adiantados quando for 00h00, passando para a 01h00.

No domingo entraremos então na hora legal de verão e assim permaneceremos até 25 de outubro, quando voltar a entrar no regime de inverno.

Nunca é de mais salientar o porquê de haver alterações de hora num ano, especialmente numa altura excecional como esta que vivemos, fruto da pandemia de COVID-19, e com uma crise económica brutal à espreita.

O principal objetivo, e foi isso que fez com que se começasse a estabelecer essa mudança na 1.ª Guerra Mundial, é a poupança energética. O atual regime bihorário implica também um impacto positivo para os transportes, as comunicações, a saúde, o turismo ou o lazer.

Num inquérito público online sobre a mudança de hora realizado pela União Europeia em 2018, 84% dum universo de 4,6 milhões de participantes manifestaram-se a favor do fim das mudanças do relógio. Com base no resultado do inquérito, o então presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciou que o organismo iria propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia.

Pela voz do primeiro-ministro António Costa, o Governo português anunciou na altura à União Europeia que pretenderia manter a mudança da hora, mostrando-se discordante relativamente à proposta da Comissão Europeia. O objetivo é manter o atual regime bihorário, tendo por base o critério da ciência e o do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

A última mudança de hora será feita a domingo, 31 de outubro de 2021. Os Estados-Membros têm de optar se querem manter o horário bi-anual, ou não, e notificar a sua decisão à Comissão até 1 de abril de 2020. Mas duvidamos que se lembrem de tal este ano.