Ação Social Atualidade Covid-19 Notícias

Espinho disponibiliza parque de campismo para acolher os sem-abrigo

Em colaboração com os escuteiros de Anta e a Câmara Municipal de Espinho, foram disponibilizadas 18 tendas para acolher os cidadãos da cidade que estão sem situação de falta de abrigo, numa altura em que a COVID-19 já infetou 6.408 pessoas no país.

Com um albergue de campanha instalado no parque de campismo local, a Câmara Municipal de Espinho anunciou hoje que a nova infraestrutura para proteger os sem-abrigo da pandemia, já está disponível. A autarquia colocou 18 tendas individuais para acolher os carenciados, numa colaboração com os escuteiros, que também forneceram colchões e roupa de cama, cedidos por alguns hotéis da cidade.

Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, em declarações à agência Lusa explicou que a “a comunidade sem-abrigo de Espinho não regista ainda quaisquer casos de infeção por Covid-19, mas o albergue, ao qual estes cidadãos podem aceder voluntariamente – não por imposição –, visa ajudá-los a resguardarem-se o máximo possível nesta época de pandemia”.

A paróquia da cidade também já se disponibilizou a ajudar, sensibilizando a comunidade sem-abrigo para os perigos do novo coronavírus, oferecendo ainda kits de refeição, enquanto o banho está disponível no balneário do parque de campismo. Pinto Moreira reforça ainda que “temos assim uma série de entidades a reforçar a informação junto desta população mais vulnerável e a coordenar esforços com a Câmara para que não lhes falte alimentação e, em caso disso, a devida assistência médica e social”.

Neste momento no concelho existem 23 casos de infeção, com quatro a necessitar de cuidados hospitalares.