Atualidade Covid-19 Desporto Destaque Notícias

Setor dos ginásios com perdas superiores a 21 milhões de euros

Segundo a Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal, o estado de emergência nacional derivado do surto da COVID-19, obrigou a que os ginásios portugueses fechassem a porta a cerca 539 mil clientes. Os especialistas consideram que o fitness será umas das principais áreas afetadas economicamente por força das circunstancias atuais com perdas mensais na ordem dos milhões.

Em declarações à agência Lusa, Alfredo Silva, coordenador da licenciatura de Gestão de Organizações Desportivas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, garante que o fitness será um dos setores “mais afetados negativamente” por força da pandemia que ganha maior dimensão a cada dia que passa. O especialista em gestão desportiva reforça ainda que as medidas de contenção que obrigaram os ginásios e academias a fechar portas levarão a “danos assinaláveis” no setor e uma perda mensal de receitas “superior a 21 milhões deu euros”.

Alfredo Costa alerta ainda para o facto de que os profissionais técnicos que trabalham em ginásios e health clubs estão em risco, uma vez que enquanto uns conseguirão tirar algum rendimento com uma “oferta online”, outros terão prejuízos verdadeiramente “assinaláveis”. Neste momento há 25 mil profissionais acreditados pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Também em conversa com a agência Lusa, o diretor executivo do IPDJ e especialista em marketing Daniel Sá, reforçou as palavras de Alfredo Silva, garantindo que a “indústria dos ginásios” vai sofrer “um impacto incrível” como consequência do surto. O diretor executivo do IPDJ refere que ainda assim, qualquer análise depende “de quanto tempo o país estiver parado”, embora seja garantido que as receitas venham a ter quedas abruptas.

Depois de ter aparecido na China no final de 2019, o novo coronavírus espalhou-se por todo o mundo ao ponto de se tornar uma pandemia e afetando todos os setores de atividade. No desporto, não apenas os ginásios e academias fecharam portas, como praticamente todas as competições foram canceladas ou adiadas, nomeadamente o Euro 2020 e os Jogos Olímpicos de Tóquio, que estavam previstos acontecer este verão.