Atualidade Covid-19 Cultura | Património Notícias

Vídeo: “Hino do Agradecimento” junta artistas e comunicadores contra a COVID-19

Figuras públicas ligadas à música e à comunicação cantam o hino do agradecimento com um fim solidário: os direitos gerados com a canção servirão para adquirir equipamentos de proteção individual que serão entregues a profissionais de saúde.

Podemos estar todos em isolamento, mas o mundo continua a girar. Os artistas, por exemplo, sabem isso bem pois tiveram de encontrar formas originais para continuarem a trabalhar e a manter o contacto – online, apenas – com o seu público.

Pois agora um grupo de artistas portugueses juntou-se a alguns comunicadores da ‘nossa praça’ para criar, cantar e gravar um vídeo dedicado ao “Hino do Agradecimento”.

O tema, com letra e música de Miguel Gizzas, Alex Veiga, Ernesto Rodrigues, Alexandre Alves e Nuno Oliveira, é uma ode a todos os profissionais que não podem ficar ou trabalhar a partir de casa, como os profissionais de saúde, funcionários de supermercados e outras tantas profissões que, agora mais do que nunca, são essenciais ao funcionamento do país.

Neste hino participam (por ordem alfabética): Ana Laíns, Átoa, Bruno Correia, Carlos Mendes, Dora, Elisa, Filipa Sousa, Frederico BC, Gimba, João Fernando Ramos, João Só, José Cid, José Gonçalez, Júlio Isidro, Luiz Caracol, Luís Filipe Borges, Marta Carvalho, Maria João, Mário Mata, Miguel Gizzas, Sebastião Antunes, Selma Uamusse, Susana Félix, Susana Travassos, Tomás Adrião, Viviane e Yolanda Soares.

Guitarras, arranjos, edição, mistura e masterização são da autoria de Alex Veiga; teclados e edição vídeo do Ernesto Rodrigues; percussão é de Alexandre Alves, enquanto Nuno Oliveira está no baixo.

Cada um dos envolvidos gravou a sua parte (som e vídeo) em casa. “A impossibilidade de gravar em estúdio não demoveu ninguém e as vozes e os vídeos foram gravados com o equipamento que cada um tinha em sua casa, tendo muitos deles recorrido a um simples telemóvel”, segundo cita o jornal digital diário ‘Infocul’.

O hino tem um fim solidário, na medida em que os direitos gerados servirão para adquirir equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e fatos de proteção, que serão entregues aos profissionais de saúde na linha da frente de combate à COVID-19, como os médicos e os enfermeiros.

Veja, ouça e, já agora, ajude a partilhar o “Hino do Agradecimento”:

Foto: Reprodução do “Hino do Agradecimento”
Vídeo: Divulgação