Atualidade Covid-19 Notícias

COVID-19: Rússia envia avião com ajuda humanitária para os EUA

https://www.facebook.com/for.vladimir.putin/

A Rússia anunciou hoje ter enviado um avião com ajuda humanitária para os Estados Unidos, atingido com força pela pandemia do novo coronavírus, que já causou mais de 4.000 mortos no país.

Um Antonov-124 da força aérea russa “com máscaras e equipamento médico partiu para os Estados Unidos”, indicou o Ministério da Defesa russo num comunicado.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, esta ajuda foi referida numa conversa telefónica entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, na segunda-feira.

 “Neste momento, quando esta situação afeta todo o mundo sem exceção e se tornou global, não há alternativa às ações no espírito da parceria e assistência mútua”, declarou Peskov na terça-feira à noite às agências de notícias russas.

A Rússia já enviou na semana passada vários aviões com virologistas, equipamento médico, laboratórios e sistemas de desinfeção móvel para Itália, onde a covid-19 já matou mais de 12.400 pessoas.

Nos Estados Unidos estão contabilizados cerca de 186.000 casos de infeção e um total de 4.076 mortos.

Na segunda-feira, na conferência de imprensa diária sobre os planos da Casa Branca para o combate à pandemia no país, o Presidente norte-americano elogiou as suas “excelentes relações com muitos países”.

“A Rússia enviou-nos um enorme carregamento de equipamento médico, o que foi muito simpático”, disse Donald Trump.

De acordo com os números mais recentes, os Estados Unidos registaram quase 190 mil casos do vírus SARS-coV-2 e mais de 4000 mortes da doença covid-19. É o país com mais casos em todo o mundo, e só três países têm mais casos do que o estado de Nova Iorque (76 mil).

Depois de um período de aproximação entre os Estados Unidos e a Rússia, entre 2009 e 2014, que levou ao reforço da colaboração entre Moscovo e a Aliança Atlântica, as relações entre os dois países agravou-se nos últimos anos com a invasão e anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia.