Atualidade Covid-19 Notícias

Universidade do Porto oferece testes de imunidade à comunidade académica

Photo by National Cancer Institute on Unsplash

A Universidade do Porto será uma das primeiras instituições em Portugal a providenciar testes de imunidade à Covid-19 para a sua comunidade académica.

Todos os estudantes, docentes e trabalhadores não docentes da Universidade do Porto que necessitem de retomar actividades presenciais nas instalações da instituição vão realizar, gratuitamente, um teste serológico. O teste, disponível a partir dos primeiros dias de Maio, permite aferir o grau de exposição de cada pessoa ao novo coronavírus.

A partir dos primeiros dias de maio, todos os estudantes, docentes, trabalhadores não docentes e investigadores da U.Porto que necessitem de retomar atividades presenciais nas instalações da instituição poderão realizar, gratuitamente, um teste serológico que permita aferir o grau de exposição de cada pessoa ao novo coronavírus.

Resultando de uma iniciativa conjunta da Reitoria e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), a realização destes testes permitirá conhecer o estado individual de imunidade ao novo coronavírus dos membros da comunidade académica. Este será também um primeiro passo para desenvolver posteriormente um estudo do nível de imunidade da população portuguesa.

Os testes serológicos detetam anticorpos que tenham sido produzidos pelo sistema imunitário, quando em contacto com o novo coronavírus, assim identificando as pessoas que terão sido portadores da Covid-19, ainda que não tenham manifestado sintomas da doença. Os testes necessitam apenas da recolha de umas gotas de sangue, através de uma picada no dedo, muito à semelhança dos testes de glicose que os doentes diabéticos realizam regularmente.

Nos próximos dias, o ISPUP iniciará uma fase de experimentação para aferir os métodos laboratoriais e procedimentos necessários para disponibilizar os testes à comunidade académica. Após esta fase, serão determinados quais os locais nos diversos edifícios da Universidade do Porto onde será possível, a partir de maio, os membros da comunidade académica realizarem o seu teste serológico.

Recorde-se que, por indicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as instituições científicas e de ensino superior têm até ao final de abril para “elaborar planos para levantamento progressivo das medidas de contenção atualmente existentes, incluindo a reativação faseada de atividades letivas e não letivas com presença de estudantes” a partir de 4 de maio de 2020.