Atualidade Covid-19 Notícias Turismo

Reino Unido pondera excluir Portugal da lista de destinos seguros para férias

Imagem Pixabay

Devido à situação em Lisboa, o Reino Unido deverá excluir Portugal dos destinos que os britânicos poderão visitar neste verão sem ter de ficar 14 dias em quarentena ao regressar, noticiou a imprensa inglesa, citando fontes do governo. A lista oficial de quem participa na “ponte aérea” também excluirá nesta primeira fase a Turquia, a Croácia e os Estados Unidos e inclui apenas Espanha, França, Grécia, Itália, Alemanha e Austrália.

De acordo com o jornal inglês ‘Telegraph’, o motivo pelo qual Portugal ficará de fora tem a ver com “o pico de covid-19 registado nos últimos dias em Lisboa”, uma vez que, reconhece, o país teve apenas 150 mortes por milhão de habitante, menos do que a Espanha (606), a Itália (573) e o próprio Reino Unido (647). A “ligação [de Lisboa] ao Brasil” onde os casos “também têm aumentado em espiral” será outro fator de risco a pesar contra Portugal.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros estava a negociar a ponte aérea com o Reino Unido mas ainda não comentou aquela que será, provavelmente, a decisão do maior mercado emissor de turistas para Portugal. De recordar que o anos passado , 2,1 milhões de britânicos escolheram Portugal como destino de férias, correspondendo a 19,2% das dormidas na hotelaria.

A abertura do Reino Unido aos países considerados seguros só deverá entrar em vigor a 4 de julho, dia em que, anunciou Boris Johnson, começarão a aliviar as restrições devido à covid-19 e a reabrir os hotéis do país. Desde que a data foi anunciada, tem havido uma “corrida” às reservas. Segundo a imprensa, o alojamento para “staycations” no país está a esgotar e as moradias para alugar neste verão “estão a vender a um ritmo sete vezes superior ao do ano passado”.