Atualidade Covid-19 Notícias

Farmacêutica espanhola anuncia medicamento mais eficaz do que o Remdesivir

Unsplash.com: Louis Reed @_louisreed

A farmacêutica espanhola PharmaMar anunciou que o Aplidin, um medicamento anti-viral desenvolvido em parceria com a sul coreana ‘Boryung Pharmaceutical’, apresentou resultados muito mais eficazes no tratamento da Covd-19, do que o Remdesivir, que era até agora o mais promissor nesta matéria, avança o ‘elEconomista’.

De acordo com informações obtidas no estudo do medicamento contra o novo coronavírus, o Aplidin «mostrou uma actividade antiviral entre 2.400 a 2.800 vezes superior que a do Remdesivir», (aprovado no tratamento do coronavírus nos Estados Unidos, Coreia e Europa), e também «uma actividade antiviral 80 vezes superior que a do Remdesivir no modelo celular ‘Calu-3» (célula pulmonar humana).

O objetivo da farmacêutica é aliviar os sintomas provocados pela Covid-19, bem como reduzir a gravidade da infeção e a evolução da doença em pacientes hospitalizados. “Podemos esperar uma redução da progressão da doença nos pacientes hospitalizados com pneumonia derivada da Covid-19, assim como o alívio nos sintomas provocados pela pandemia”, refere a PharmaMar.

Com estes resultados tão promissores, a farmacêutica espanhola espera assim reduzir a gravidade e evolução da doença em pacientes hospitalizados devido à Covid-19, para além de aliviar o sintomas. A ‘Boryung Pharmaceutical’ anunciou que já está a preparar ensaios clínicos na Coreia do Sul, pretendendo iniciá-los no terceiro trimestre de 2020 .O Aplidin é comercializado como um medicamento para o mieloma múltiplo na Austrália e o seu perfil de segurança em humanos foi confirmado em centenas de pacientes de vários ensaios clínicos na Europa e nos Estados Unidos. O produto está agora disponível para ensaios clínicos.