Mundo Empresarial Turismo

Há 360 praias com bandeira azul em 2020

Num especial sobre Destinos Balneares de Excelência, uma conversa com Catarina Gonçalves, responsável pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul é obrigatória, com especial ênfase numa altura de tantas incógnitas para os banhistas.

A questão é obrigatória e demasiado atual: como antevê a época balnear de 2020 com tudo o que tem assolado o país e o mundo?

A época balnear 2020 e o seu decorrer pressupõem um empenho por parte dos utentes no que respeita uma informação atempada e um cumprimento de regras antes mesmo de serem frequentadas. Muitas entidades estão a trabalhar para que a segurança e proteção estejam garantidas contudo só mesmo a atitude de todos os que as frequentam ditará o sucesso ou não da
frequência balnear.

De que forma acredita ser possível os banhistas continuarem a fazer uso e a divertirem-se nas praias portuguesas, sem medo?

Em particular nas praias que ostentam a Bandeira Azul a segurança foi sempre garantida pois os 33 critérios implicam qualidade e segurança de excelência em várias áreas, limpeza, acessos e acessibilidades, informação, água balnear, serviços, equipamentos, etc. Contudo como em todos os anos as atitudes e comportamentos e responsabilidade de cada utente que frequenta é que ditará a segurança e confiança no contexto da crise sanitária que atravessamos.

O tema selecionado para 2020 é ‘De Volta ao mar Com Atitude de Mudar’. De que forma é que conseguimos alcançar este objetivo? Como conseguimos mudar a forma como lidamos com o mar e com os outros?

Os temas eleitos pelo Programa Bandeira Azul pretendem chamar a atenção de questões prementes relacionadas com o meio marinho, costeiro e fluvial. Neste caso chamamos a atenção para a necessidade de termos que mudar comportamentos na forma como lidamos nos ecossistemas em que estamos inseridos, perceber as origens da poluição provocadas pelas atividades humanas, reconhecer o seu impacto e encontrar formas de a evitar é o nosso foco de trabalho com os promotores. Perceber antes de mais que somos cada um de nós que temos o poder de mudar o rumo das sociedades de consumo optando por mudanças no nosso dia-a-dia na quantidade e tipo de produtos que consumimos, formas como nos deslocamos, valorizando os sentimentos e o que nos traz saúde e bem-estar em detrimento do material.

Muitos consideram o mar e os aromas que o rodeiam como o seu calmante natural ou o necessário para reavivar as suas forças. Também é nesta perspetiva que devemos mudar a nossa relação com o mar? Acredita qe todos o encaram como fundamental e têm a noção de que é necessário preservá-lo e protegê-lo?

Está provada a influência que a natureza tem na nossa saúde mas hoje sabe-se que duas horas semanais de contacto com a natureza podem fazer toda a diferença no equilíbrio emocional de uma pessoa. A linha do horizonte, o cintilar da água têm um efeito tremendo. O murmurar das ondas vibra numa frequência que tem um poder enorme sobre nós, os nossos corpos libertam endorfinas, uma maneira química de dizerem que estão felizes. Então o que pretendemos é que as pessoas vivam mais o mar, as praias, os cursos de água e que isso as motive, as torne defensoras de espaços que lhes fazem tão bem. Pretendemos que o activismo passe das redes sociais para o terreno e que as pessoas tomem consciência do seu lugar na Natureza, entendam que é ela, e não o consumo, que determina a nossa qualidade de vida. E só por esse motivo, já merece ser preservada.

De que forma podemos e devemos alertar consciências?

Podemos saber como salvar os oceanos mas só damos o primeiro passo se soubermos dar valor ao que queremos salvar. Para tal temos que conhecer, entender a cadeia e conjunto de “engrenagens” que faz o Planeta estar equilibrado e saber que temos uma função. Todos procuramos o mesmo. Tranquilidade, saúde, felicidade, bem-estar emocional. O mundo moderno oferece-nos personal trainers, life coaches, shopping influencers, que nos fazem acreditar que se nos esforçarmos mais, empreendermos mais e consumirmos mais, isso nos trará felicidade e alívio, quem sabe, uma consciência tranquila.

Vivemos em modo wireless, obtemos toda a nossa informação em 5G mas perdemos o fio que nos liga à terra. Esta é a nossa “formula”: Frequentar mais mar, mais sol e menos compras ao quadrado, dar-nos-á mais Bem-Estar, Saúde e Felicidade.

Falemos agora, especificamente, das bandeiras azuis. Quais os critérios para a atribuição da mesma?

A Bandeira Azul é um galardão reconhecido internacionalmente que reconhece o esforço e sucesso de um conjunto de entidades que em parceria cumprem um conjunto de critérios relacionados com a frequência dos meio marinho e costeiro em praias, marinas e embarcações.
No caso das praias costeiras e de transição e do interior estão estabelecidos 33 critérios agrupados em 4 áreas: 6 relativos a Informação e Educação Ambiental; 5 relativos à Qualidade da Água; 15 relativos a Gestão Ambiental e Equipamentos e 7 relativos a Segurança e Serviços. São critérios iguais em todos os países do Mundo que implementam o Programa Bandeira Azul e vão sendo atualizados de 5 em 5 anos variando apenas no período de época balnear consoante ser em países do Hemisfério Norte ou do Hemisfério Sul (que tem uma época balnear de 12 meses).

Peço-lhe que elucide os nossos leitores sobre a importância de escolher frequentar uma praia com bandeira azul em detrimento das restantes.

Ao frequentar uma Praia galardoada com Bandeira Azul o banhista pode contar com um conjunto de serviços e equipamentos e uma gestão de qualidade por parte de várias entidades. Acessos limpos e seguros, informação sobre localização dos serviços, sobre áreas sensíveis e formas de a proteger, código de conduta específico, atividades de educação ambiental com informação acrescida, cultura local, cumprimentos da legislação relativa a gestão, monitorização da qualidade da água, tratamento, instalações sanitárias e areal com regularidade de limpeza,
recolha seletiva de resíduos, segurança e equipamentos de primeiros socorros, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, formas de contacto, água potável, mas fundamentalmente uma empenho em manter zonas balneares com qualidade e informação.

Mas de outros projetos se faz a ABAE. Quais são os mesmos?

O Programa Bandeira Azul em Portugal e na Europa teve início em 1987 em conjunto com 11 países, mas só em 1990 foi constituída a Associação Bandeira Azul da Europa que tem este nome devido exatamente ao Programa Bandeira Azul. Contudo a Fundação para a Educação Ambiental (FEE) foi desenvolvendo outros Programa de Educação Ambiental direcionados para públicos-alvo e áreas de atuação específicas implementados nos cerca de 80 países que integram a FEE. Os programas escolares: Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, o Programa Green Key direcionado para unidades hoteleiras, restaurantes e parques de campismo e mais recentemente o Programa ECOXXI que é implementado apenas em Portugal e surgiu no âmbito da necessidade da plena implementação da Agenda 21, do Programa para Implementações Futuras e do Compromisso com os Princípios do Rio. Em consonância com os Objectivos do Milénio, seria declarada a década 2005-2014 como “A Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável”. O ECOXXI pretende ser um Programa dinâmico que, num processo de auto-avaliação anual participada se atualiza e ajusta as formas de aferir a sustentabilidade local.

Por onde passa o futuro da ABAE e das praias nacionais?

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

O futuro da ABAE passa pela continuidade do desenvolvimento, em Portugal, de Campanhas, Projetos e Programas vocacionados para a mudança de comportamentos, através da sensibilização e educação ambiental, dirigidos a diversos públicos-alvo.
Pretendemos continuar a encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos vários promotores, contado com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das atividades. Continuar a fornecer ferramentas, metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelos interlocutores quer seja na literacia dos oceanos, respeito pelos ecossistemas, e envolvimento das comunidades locais.