Mundo Empresarial Turismo

Mourão, a praia do Alqueva

A praia fluvial de Mourão, nas margens do Alqueva, no distrito de Évora, iniciou a época balnear com a capacidade limitada a 500 pessoas e um sistema de “semáforos”, devido à pandemia da Covid-19.

Inaugurada em 2017, a zona balnear de Mourão, que voltou a receber a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem 320 metros de areal, dos quais 100 metros vigiados, e possui um relvado com chapéus de sol, torre de vigilância e posto médico, entre outras valências.

É composta por um relvado com 45 chapéus de sol, por uma piscina flutuante para crianças com zona de solário e com balaustrada de segurança, rede a toda a volta, e uma plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e escorrega, que este ano. pelo motivo das restrições da DGS. não estão em funcionamento. A praia é ainda composta por uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, assim como posto de praia com mala de primeiros socorros, posto médico e duas áreas de estacionamento, tendo a mais próxima capacidade de 70 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Junto à praia está localizado o Parque de Merendes que dispõe de mesas, bancos, sombras e churrasqueiras e o qual está ligado ao areal por um passadiço de madeira. A Praia Fluvial de Mourão é acessível a pessoas com mobilidade condicionada, tem disponível uma rampa de acesso à água e uma cadeira anfíbia, tiralô.

As principais alterações introduzidas na praia fluvial, devido à pandemia da Covid-19, foi a colocação de um sistema de “semáforos” através de bandeiras de cor verde, amarela e vermelha. Assim, a bandeira verde significa que existe espaço, a amarela indica que a ocupação é elevada e a vermelha simboliza que a praia tem a lotação completa.

O município implementou todas as normas definidas e recomendadas pelas autoridades para as praias, na sequência da pandemia, para dar toda a segurança aos banhistas e aos profissionais.

A praia fluvial foi preparada para a abertura, com um investimento significativo por parte da autarquia, nomeadamente com a reposição de areia e implementação das normas exigidas pelas autoridades competentes.