Mundo Empresarial Turismo

Santa Luzia: Gentes do mar

Santa Luzia

Carla Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, apresenta-nos Santa Luzia como paradisíaca. Descubra o porquê.

Começo por lhe pedir que nos faça uma breve apresentação sobre a freguesia.

Num ambiente de sol e mar, num cenário paradisíaco, onde os encantos da Ria Formosa, convidam a um contacto direto com a natureza, eis que surge a Vila de Santa Luzia. Com 430 hectares, esta é a freguesia mais pequena do concelho de Tavira e tem 1.455 habitantes. Situada a cerca de dois quilómetros de Tavira, esta vila carrega na sua essência os costumes e saberes das gentes do mar.

Tavira e, mais especificamente, Santa Luzia é, indubitavelmente, sinónimo de praia. O que mais reserva a freguesia àqueles que a visitam?
Santa Luzia, tendo como cenário a Ria Formosa e a envolvência dos dias quentes, proporciona a quem nos visita uma perfeita harmonia, para desfrutar de toda a beleza e tranquilidade que tem para oferecer. A genuinidade e hospitalidade das nossas gentes, aliada às artes de pesca que convivem num ambiente de harmonia com o turismo, a riqueza gastronómica, os passeios de barco pela Ria Formosa ou de comboio, e as maravilhosas praias da Terra Estreita e do Barril, ambas com bandeira Azul e de Qualidade de Ouro e a do Barril recomendada a pessoas com mobilidade reduzida.

Para ficar, em Santa Luzia pode encontrar o Aldeamento Turístico Pedras D’el Rei, assim como algumas habitações típicas de turismo local.

O que está reservado para o futuro da freguesia?

Um executivo totalmente dedicado e empenhado, cujo único objetivo é o desenvolvimento da nossa vila e o bem-estar dos seus habitantes, podendo afirmar com clareza, que trabalhamos em equipa para tentar cumprir o programa eleitoral a que nos propusemos, e ao mesmo tempo responder aos desafios com que somos confrontados no dia a dia.