Atualidade Notícias

Conheça os cursos com as médias mais altas

Os resultados da 1ª fase de do concurso nacional de acesso (CNA) ao Ensino Superior de 2020 já foram divulgados. O Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, voltou a ser a instituição que registou as médias mais altas.

As duas melhores médias de entrada foram registadas no IST, onde Engenharia Aeroespacial teve as 120 vagas preenchidas, com o último colocado a entrar com uma média de 191,3 valores. Com a mesma média e também no Técnico, entrou o último aluno do curso de Engenharia Física Tecnológica, que preencheu todas as 92 vagas disponíveis, logo na primeira fase de acesso.

O pódio fica preenchido com o curso de Medicina, no Instituto Abel Salazar, no Porto, onde o último aluno a entrar teve média de 189,88. Aqui, havia 155 vagas e todas foram preenchidas.

Voltamos ao Técnico, onde o curso de Matemática Aplicada a Computação viu as 52 vagas preenchidas e o último aluno entrou com 188,3.

Em oposição, os cursos com média mais baixa são Tecnologias e Design e Multimédia, em Viseu, com 48 vagas disponíveis e 25 alunos colocados. Em Beja, há dois cursos com média de 95: Gestão de Empresas (24 vagas e duas preenchidas) e Serviço social (44 vagas disponíveis e todas preenchidas).

Ao todo, houve 32 cursos que abriram vagas, mas não tiveram qualquer colocação nesta primeira fase do CNA. Entre eles, estão Engenharia de Computadores, na Madeira, Alimentação e Tecnologias Bioanalíticas (ambos em Beja), Engenharia do Ambiente, Enologia e Engenharia Zootécnica (todos em Bragança).

Segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), concorreram à 1ª fase 62.561 candidatos, dos quais 50.964 encontraram vaga na faculdades. Destes, 84% entraram nas primeiras três opções. 

Os resultados da primeira fase do CNA ao Ensino Superior estão disponíveis no sítio da internet da Direção-Geral do Ensino Superior.

Os candidatos puderam concorrer a 1.070 cursos nas universidades e politécnicos públicos.

Arranca agora a segunda fase de acesso ao Ensino Superior, com a apresentação de candidaturas entre 28 de setembro e 9 de outubro. Estão disponíveis pelo menos 6.050 vagas.

Quem pode concorrer à segunda fase:

  • Os candidatos não colocados na primeira fase; 
  • Os que foram colocados na primeira fase, mas pretendem voltar a concorrer (se forem colocados na segunda fase, a colocação e a matrícula da primeira ficará sem efeito); 
  • Os candidatos colocados na primeira fase, mas que não se matricularam; 
  • Os estudantes que, reunindo condições de candidatura à primeira fase dentro do prazo, não se apresentaram a ela;
  • Os estudantes que só reuniram condições de acesso depois de terminado o prazo de candidatura à primeira fase. 

Os resultados da segunda fase do concurso nacional de acesso são divulgados a 5 de outubro.

VEJA AQUI TODOS OS RESULTADOS DE ACESSO