Destaque Mundo Empresarial Saúde e Bem-Estar

Clínica Médico-Dentária São Bráz: Mais saúde, mais sorrisos

Sorriso, boca aberta, dentes. Clínica Médico-Dentária São Bráz, em Sever do Vouga
Há dezassete anos que a Clínica Médico-Dentária São Bráz, em Sever do Vouga, se dedica a melhorar a saúde oral dos seus pacientes. Num contexto em que a pandemia de Covid-19 obriga a cuidados redobrados antes e após as intervenções médicas, esta equipa está ainda mais empenhada no equilíbrio físico, mental e emocional de quem procura um serviço completo e multidisciplinar.

Quando as boas práticas já fazem parte do quotidiano, reforçar precauções é, ao mesmo tempo, uma necessidade e um passo mais perto de se alcançar a excelência no serviço prestado. A chegada do novo coronavírus transformou a vida pessoal e profissional de todos, há mais incertezas e receios, mas na clínica fundada pela médica dentista, Isabel Coutinho, profissionalismo e empenho ajudam a equilibrar este “novo normal” com o reforço da confiança dos pacientes. Aqui, como destaca a fundadora, há uma equipa “devidamente treinada para lidar com as circunstâncias adversas” e, como tal, a missão continua a ser a mesma de sempre: “melhorar a saúde oral de quem aqui chega”.

Depois de seis semanas em que apenas se prestou serviço de urgências, a atividade da clínica tem sido retomada gradualmente e com base num protocolo específico de prevenção: uso dos EPI– equipamento de proteção individual adequado pelo médico assistente, o atendimento é feito (preferencialmente) por marcação prévia, purificação do ar do consultório entre consultas, o utente deve vir sozinho à consulta, se possível, salvo casos particulares, maior espaçamento entre consultas de modo a evitar o cruzamento de vários utentes na sala de espera, proteção do calçado à entrada, uso obrigatório de máscara no acesso à clínica e, claro, desinfeção de mãos antes e depois das consultas.

Sandra Fonseca (Médica Dentista) e Isabel Coutinho (Ortodontista, Implantologista e fundadora da Clínica Médico-Dentária São Bráz, em Sever do Vouga)
Sandra Fonseca (Médica Dentista) e Isabel Coutinho (Ortodontista, Implantologista e fundadora da Clínica Médico-Dentária São Bráz)

Dar prioridade à prevenção

Porque a excelência é um objetivo diário, o corpo clínico é composto por três médicos dentistas, além de um generalista, um ortodontista e um implantologista. Para outras áreas mais específicas, há colegas externos que ajudam a fazer deste espaço um epicentro de bem-estar.

De facto, o serviço aqui prestado vai além do simples tratamento dentário. Nos últimos anos, Isabel Coutinho tem-se impressionado com os resultados práticos alcançados em áreas complementares de saúde, como Nutrição, Acupuntura, Osteopatia, Coaching, Técnicas de Libertação Emocional, Cura Reconetiva e Constelação Sistémica Transpessoal. Os pacientes, explica-nos a diretora clínica, “estão recetivos a estes serviços, pois cada vez mais valorizam e entendem que investir na saúde e na prevenção é uma prioridade”.

Para Isabel Coutinho, esta “abordagem multissistémica” é fundamental na saúde global dos pacientes, já que se trata de promover uma boa higiene oral e um bom equilíbrio mental.

Cuidados e deveres

Falar em tratamento médico-dentário é abordar também a responsabilidade dos pacientes. Porque na Clínica Médico-Dentária São Bráz se valoriza a “preservação do órgão dentário ao longo da vida”, os pacientes são agentes ativos da sua própria saúde oral.

“Devem fazer visitas obrigatórias de seis em seis meses para evitar a perda precoce de dentes e, também, para se detetar problemas atempadamente”, aconselha Isabel Coutinho. Higienização regular de dentes, gengivas e língua e bons hábitos de substituição de escova são também medidas vitais para preservar a saúde oral.

Nas consultas ou nas redes sociais, estes conselhos fazem parte do quotidiano deste espaço onde, dia após dia, mesmo em contextos adversos, é a relação de confiança entre médico e paciente que ajuda a alcançar mais saúde e mais sorrisos.