Atualidade Cultura | Património Notícias

Morreu Eddie Van Halen, um dos melhores guitarristas de sempre

Eddie Van Halen, histórico guitarrista, compositor e fundador da banda Van Halen, morreu esta terça-feira, dia 6 de outubro, aos 65 anos depois de uma longa luta contra um cancro na garganta.

Eddie Van Halen se calhar não sabia que estava a mudar as regras do hard rock com Eruption, solo de guitarra que em menos de dois minutos deu ao instrumento toda uma nova linguagem. Em 1978, ano de edição do primeiro álbum homónimo dos seus Van Halen, nunca havíamos ouvido nada do género. Ritmo e solo num só guitarrista, em simultâneo, num só músico. Na década seguinte, conheceríamos muitas imitações, nenhuma com a mesma qualidade. Morreu esta terça-feira aos 65 anos, vítima de cancro na garganta, um dos mais virtuosos guitarristas do século XX.

A notícia foi confirmada pelo filho do músico no Twitter. “Não acredito que tenho de escrever isto, mas o meu pais perdeu a sua longa e dura batalha contra o cancro. Ele foi o melhor pai que eu podia ter imaginado. Tudo o que partilhei com ele fora e dentro do palco foi uma bênção”, escreveu Wolfgang van Halen nas redes sociais.

“Tenho o coração partido e acho que nunca vou recuperar verdadeiramente desta perda”, frisou filho do músico, que tocava baixo na banda do pai desde 2007, ano em que o guitarrista original, David Lee Roth, voltou a tocar com os Van Halen.

De acordo com o site TMZ, o guitarrista faleceu num hospital de Santa Mónica, acompanhado pela sua esposa, Janie, pelo seu filho, Wolf, e pelo irmão, Alex. A luta contra o cancro da garganta começou há uma década, segundo o site.

Eddie Van Halen nasceu em Amsterdão, na Holanda, em 1955. Na década de 60, mudou-se com a família para Los Angeles, nos Estados Unidos da América, onde começou a estudar piano.

Depois de mudar para a guitarra, ele e o irmão mais velho, Alex, formaram várias bandas que viriam a tornar-se nos Van Halen, nos anos 70, com o vocalista David Lee Roth e o baixista Michael Anthony.

Van Halen está entre os 20 artistas que mais discos venderam e, em 2007, a banda foi incluída no ‘Rock and Rol Hall of Fame’.

A revista Rolling Stone colocou Eddie Van Halen em 8.º lugar na lista de 100 maiores guitarristas.

Eddie Van Halen era um autodidata que conseguia tocar quase todos os instrumentos, mas não sabia ler música.

Em 1978, a banda gravou o primeiro álbum “Van Halen’”, seguindo-se “Van Halen II'” (1979), “Women and Children First” (1980), “Fair Warning” (1981) e “Diver Down” (1982), entre muitos outros nos anos seguintes.

Com o álbum “1984”, a banda alcançou o número dois do ‘Billaboard 200’, apenas atrás de “Thriller”, de Michael Jackson.
A revista Rolling Stone colocou “1984”, que incluía a música “Jump”, na 81.ª posição na lista dos 100 melhores álbuns da década de 80.